paroquias.org


Arquivo de Notícias - Junho de 2009

O mundo afasta-se da Igreja?
2009-06-27 11:18:18

Sentimos todos que o Homem contemporâneo se mantém religioso. Ainda recentemente, Tony Blair vaticinou que «a fé religiosa poderá ter para o século XXI o mesmo significado que a ideologia teve para o século XX». Atrever-me-ia, contudo, a ir mais longe: não será que o mundo está a dar sinais de ser mais religioso que a própria Igreja?
Bento XVI sublinha benefícios das novas tecnologias mas alerta para uso indevido
2009-06-27 11:17:11

O Papa Bento XVI elogiou as potencialidades das novas tecnologias no relacionamento pessoal e no acesso ao conhecimento, mas alertou para os perigos da utilização indevida de um mundo digital que, para os adultos, «muitas vezes parece estranho».
Portugal tem mais de 4 000 sacerdotes, dados de 2006
2009-06-27 11:16:07

A Igreja Católica tem em Portugal cerca de quatro mil sacerdotes distribuídos pelas 21 dioceses, de acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, que se referem a 2006.
Igreja Católica quer "movimento de pedagogia social" para ajudar a ultrapassar dificuldades
2009-06-27 11:15:03

Os bispos católicos querem ver criado na sociedade portuguesa um "movimento de pedagogia social" que ajude "a mudar mentalidades", para ultrapassar os problemas colocados pela crise actual, anunciou hoje a Pastoral Social.
Bispos estranham «pressa» na aprovação do Testamento Vital
2009-06-27 10:46:25

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) criticou, esta quinta-feira, a "pressa" na aprovação e a falta de discussão pública da legislação sobre o Testamento Vital e deixaram recados sobre a educação sexual.
SOLENIDADE DE PENTECOSTES - HOMILIA DO PAPA BENTO XVI
2009-06-10 22:09:09

Basílica de São Pedro - Domingo, 31 de Maio de 2009

Cada vez que celebramos a Eucaristia, vivemos na fé o mistério que se realiza no altar, ou seja, participamos no supremo gesto de amor que Cristo realizou com a sua morte e ressurreição. O único e idêntico centro da liturgia e da vida cristã — o mistério pascal — adquire então, nas diversas solenidades e festas, "formas" específicas, com ulteriores significados e com particulares dons da graça. Entre todas as solenidades, o Pentecostes distingue-se por importância, porque nela se verifica aquilo que o próprio Jesus anunciara como a finalidade de toda a sua missão na terra. Com efeito, enquanto subia para Jerusalém, declarara aos discípulos: "Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu, senão que ele já tenha sido ateado?" (Lc 12, 49). Estas palavras encontram a sua mais evidente realização cinquenta dias depois da ressurreição, no Pentecostes, antiga festa judaica que na Igreja se tornou a festividade por excelência do Espírito Santo: "Viram, então, aparecer umas línguas de fogo... e todos ficaram cheios de Espírito Santo" (Act 2, 3-4).
Bento XVI preside à abertura do Ano Sacerdotal
2009-06-10 22:08:01

O Papa vai presidir às celebrações da abertura do Ano Sacerdotal, no próximo dia 19 de Junho.
Formar padres é uma missão delicada - Afirmou Bento XVI à comunidade do Seminário francês de Roma
2009-06-10 22:07:19

Maturidade humana, qualidades espirituais, zelo apostólico e rigor intelectual são para Bento XVI as aptidões que se requerem aos futuros padres. Hoje, dia 6 de Junho, o Papa recebeu a comunidade do Seminário francês de Roma e começou por recordar a meritória actividade formativa desenvolvida, desde a origem desta instituição, pela Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), acompanhando cerca de cinco mil seminaristas ou padres jovens, ao longo de um século e meio, tarefa agora transmitida à Conferência Episcopal Francesa.
Religião nos media - Conclusões do Encontro Ibérico das Comissões Episcopais das Comunicações Sociais
2009-06-10 22:05:51

ENCONTRO IBÉRICO 2009

Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais
Comisión Episcopal de Médios de Comunicación Social de España

Os bispos das Comissões Episcopais das Comunicações Sociais de Portugal e Espanha, reuniram em Braga para analisar o tema "A comunicação social entre a laicidade e o laicismo: possibilidades e obstáculos". Nos dias 8, 9 e 10 de Junho de 2009 colocaram em comum as suas reflexões, nascidas de um diálogo fraterno, e desejam manifestar à Igreja e à opinião pública as seguintes conclusões:

1. Seguindo a doutrina da Igreja expressa no Concílio Vaticano II e pelos últimos pontificados, reiteram a valorização das ferramentas de comunicação social como dons que Deus concede à pessoa humana para que possa desenvolver a sua capacidade de comunicação e construir uma sociedade livre, pacífica e democrática.
Comunicado da Comissão Episcopal da Educação Cristã
2009-06-10 22:05:00

. Foi-nos comunicado recentemente que vai ser enviado para as Direcções Regionais de Educação um Ofício-Circular da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (OFC-DGIDC/2009/DSDC), dando cumprimento a um Despacho de Sua Excelência o Secretário de Estado da Educação, com um conjunto de orientações para a actuação dos estabelecimentos de ensino, relativas à disciplina-área disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
Deus é a nossa razão de existir, de acreditar e de esperar - Nota Pastoral de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro
2009-06-10 22:04:19

1. A visita das Relíquias de Santa Margarida Maria às Dioceses de Portugal integra-se nas celebrações do Cinquentenário do monumento a Cristo Rei, em Almada. Este monumento é dedicado, sob a invocação de Cristo Rei, ao Sagrado Coração de Jesus. A edificação deste monumento deve-se ao voto expresso, em Fátima em 1940, pelos bispos de Portugal de consagrarem o nosso País ao Sagrado Coração de Jesus, manifestando a gratidão dos portugueses pelo dom da paz.
Carta de D. José Policarpo - Aos párocos do Patriarcado sobre o Encerramento do Ano Paulino
2009-06-10 22:03:27

O tempo pascal tem sido intenso. Além da exigência da nossa fé que celebra a Ressurreição de Cristo, celebrações de grande significado aconteceram neste tempo: a Canonização de São Nuno de Santa Maria e o cinquentenário da Inauguração do Monumento a Cristo-Rei. Muito em breve teremos o encerramento do Ano Paulino. Por tudo isto decidimos não fazer, este ano, a grande celebração do Dia da Igreja Diocesana, na Solenidade da Santíssima Trindade.
SEMANA DE VERÃO DE TEOLOGIA - FÁTIMA, 24 - 28 DE AGOSTO DE 2009
2009-06-10 18:21:31

S. Pedro convida-nos a estarmos sempre prontos a dar razão da nossa esperança (IPed.3,15). É por isso mesmo que o aprofundamento da fé, concretamente através deste curso de teologia do ISTA, se justifica plenamente. Para mais num momento em que reaparecem com vigor alguns ateísmos teóricos que julgávamos ultrapassados. De facto, os mestres da suspeita – Marx, Nietzsche, Freud – têm hoje os seus ressuscitadores e continuadores. E, além disso, não somos testemunhas directas do reacender dos debates em volta de Galileu ou de Darwin?

Diante do ateísmo, do agnosticismo ou do anti-teísmo, como vivemos e experienciamos a nossa fé? Quem é o nosso Deus? Será o mesmo Deus que denunciam os não crentes? Ou será que o Deus cristão não é atingido por tais críticas? Será a nossa moral impeditiva de um humanismo? Dará o cristianismo (e as outras religiões) motivos para o ressurgimento dos ateísmos?

Enfim, por aqui anda a temática do Curso de Teologia do ISTA deste ano. Problemática simultaneamente de fundo e de extrema actualidade. Vamos comunitariamente encontrar razões da nossa esperança.

(José Nunes)
Curso de Verão na UCP - As ferramentas de interacção digital e a actividade pastoral
2009-06-07 21:34:11

A Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga) irá promover um curso de Verão (12h) subordinado ao tema "As ferramentas de interacção digital e a actividade pastoral"




Envie esta página

Imprimir