Deus é a nossa razão de existir, de acreditar e de esperar - Nota Pastoral de D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro
2009-06-10 22:04:19

1. A visita das Relíquias de Santa Margarida Maria às Dioceses de Portugal integra-se nas celebrações do Cinquentenário do monumento a Cristo Rei, em Almada. Este monumento é dedicado, sob a invocação de Cristo Rei, ao Sagrado Coração de Jesus. A edificação deste monumento deve-se ao voto expresso, em Fátima em 1940, pelos bispos de Portugal de consagrarem o nosso País ao Sagrado Coração de Jesus, manifestando a gratidão dos portugueses pelo dom da paz.

A urgência da paz e a necessidade de amor, de justiça e de solidariedade no mundo de hoje levam-nos, também a nós, a procurar o Deus de amor e de bondade revelado no Coração de Jesus. Só os corações simples compreendem o valor de quanto significa saber-se amado e sentir o amor de Deus por nós. Esta descoberta, aparentemente simples, muda a vida de tantas pessoas e transforma o mundo. Faltam no mundo corações simples capazes de compreender o mistério deste amor divino que transforma, pela doação e pela generosidade, tantas situações de sofrimento e de injustiça em momentos de paz e de redenção.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é relativamente recente na história milenar da Igreja. Muito da sua inspiração deve-se a Margarida Maria Alacoque, religiosa do Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, em França, que aí viveu entre 1647 e 1690. Tem, por isso, todo o sentido que nesta ocasião da renovação da consagração de Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, também as Dioceses portuguesas recebam, pela veneração das Relíquias de Santa Margarida Maria, o testemunho desta presença e o estímulo espiritual desta devoção.

2. A Associação do Apostolado da Oração esteve desde o seu início e por inerência do seu próprio carisma sempre ligada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Assim aconteceu igualmente em Portugal a quando da edificação do monumento a Cristo Rei, com a intervenção actuante e participativa de todos os Núcleos do Apostolado da Oração do País.

Centrado no valor primeiro da oração e na primazia que o amor a Deus tem no serviço apostólico e na missão evangelizadora no meio do mundo, o Apostolado da Oração afirmou-se, ao longo dos dois últimos séculos, como um dos movimentos de espiritualidade e de apostolado mais activos e participados. Poucas foram as comunidades cristãs que não usufruíram desta bênção e não se renovaram sob o sinal deste testemunho apostólico.

A vida e a missão do Apostolado da Oração em Portugal deve muito à lucidez e à dedicação dos Sacerdotes Jesuítas a cuja Província está vinculada a superior orientação e a necessária dinamização deste movimento apostólico.

3. Vai a nossa Diocese receber, a exemplo das outras dioceses portuguesas, as Relíquias de Santa Margarida Maria, na certeza de que a sua presença no meio de nós constituirá um santo momento de centrarmos a nossa vida de cristãos no essencial, que consiste em "acolher, no nosso coração, o coração de Deus, para que habite o coração do mundo".

Ser cristão é ser coração que ama à maneira do Coração de Cristo, que se compadece com os que sofrem, na medida desmedida de quem se dá aos irmãos por amor.

Confiei à Associação do Apostolado da Oração da nossa Diocese e ao seu recém-nomeado Director Diocesano, Padre Ângelo Manuel Pereira da Silva, a organização e a mobilização dos cristãos para fazermos desta presença de Santa Margarida Maria em Aveiro um momento de procura da santidade que brota sempre do amor primeiro a Deus e se expressa no amor igual aos irmãos.

As Relíquias estarão à veneração dos fiéis, de acordo com o programa oportunamente anunciado, nos dias 10, 11 e 12 deste mês de Junho, na Sé, no Seminário de Santa Joana Princesa, no Carmelo de Cristo Redentor e no Seminário do Sagrado Coração de Jesus dos Padres Dehonianos.

Os dois feriados nacionais que coincidem com esta data oferecem-nos uma abençoada oportunidade de interiorizarmos o sentido da mensagem que esta presença nos traz e de intensificarmos as formas e os momentos da nossa participação nas iniciativas programadas.

Que a visita de Santa Margarida Maria, neste mês dedicado ao Coração de Jesus, desperte em cada um de nós e nas comunidades cristãs um aumentado amor a Jesus que no seu coração trespassado nos manifesta o amor de Deus pela Humanidade!

Aveiro 1 de Junho de 2009
+António Francisco dos Santos