Carta de D. José Policarpo - Aos párocos do Patriarcado sobre o Encerramento do Ano Paulino
2009-06-10 22:03:27

O tempo pascal tem sido intenso. Além da exigência da nossa fé que celebra a Ressurreição de Cristo, celebrações de grande significado aconteceram neste tempo: a Canonização de São Nuno de Santa Maria e o cinquentenário da Inauguração do Monumento a Cristo-Rei. Muito em breve teremos o encerramento do Ano Paulino. Por tudo isto decidimos não fazer, este ano, a grande celebração do Dia da Igreja Diocesana, na Solenidade da Santíssima Trindade.

As actividades, em plano diocesano, realizar-se-ão no dia 28 de Junho, na grande celebração de encerramento do Ano Paulino, na Igreja de São Paulo, em Lisboa, em que serão ordenados os novos presbíteros e diáconos permanentes. Na parte da manhã desse dia, no Mosteiro de São Vicente de Fora, realizar-se-á uma assembleia de delegados das Paróquias para fazer o balanço do Ano Paulino e os desafios que nos lança para o futuro. Será também apresentado o Programa Diocesano de Pastoral para o próximo triénio. O SAP enviará brevemente o programa desta manhã e os critérios de escolha dos delegados paroquiais.

Peço-vos que não deixeis de sublinhar, nas celebrações dominicais, o mistério e a realidade da Igreja diocesana, que bebe da comunhão trinitária, a força para ser comunhão.

Apresento-lhe as minhas saudações amigas e fraternas.

Lisboa, 22 de Maio de 2009