Arquivo de Notícias - Junho de 2007

Revesti-vos de Cristo - Nota pastoral no Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que se celebra nesta sexta-feira
2007-06-17 23:15:24

A 25 de Março de 1995 o Papa João Paulo II assumia a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar um Dia pela Santificação dos Sacerdotes, por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Almejava que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”.
Taizé: «Operação Esperança»
2007-06-17 23:09:35

Os irmãos da Comunidade de Taizé vivem exclusivamente do seu próprio trabalho. Não aceitam doações. Também não aceitam para si próprios as suas heranças familiares, que a Comunidade encaminha para projectos de solidariedade com os mais pobres.
Papa e os jovens fazem festa em Assis
2007-06-17 23:08:07

Um encontro com cerca de 10 mil jovens encerrou hoje a visita de Bento XVI a Assis, onde o Papa quis assinalar, simbolicamente, o oitavo centenário da conversão de São Francisco.
FESTIVAL JOTA! Um Festival de música Cristã!
2007-06-17 22:34:06

Este ano, vai haver um festival de musica diferente: Um festival de música cristã, onde a musica faz a diferença! Serão três dias diferentes, uma aventura diferente, com muita animação e surpresas. Três dias inesquecíveis com amigos inesquecíveis.
Lançada Fundação para promoção de rede de solidariedade
2007-06-17 22:32:55

Na terça-feira passada, foi lançada oficialmente em Portugal a Fundação São João de Deus (FSJD), que tem por fim a busca de fundos e de uniões no campo da saúde com outras Fundações e ONGs.
História da Solenidade do Corpo de Deus
2007-06-07 00:28:39

A Solenidade Litúrgica do Corpo e Sangue de Cristo, conhecida popularmente como "Corpo de Deus", começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada à Igreja universal pelo Papa Urbano IV através da bula "Transiturus", em 1264, dotando-a de missa e ofício próprios.
Teria chegado a Portugal provavelmente nos finais do século XIII e tomou a denominação de Festa de Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular à Eucaristia é manifestada no 60° dia após a Páscoa e forçosamente uma Quinta-feira, fazendo assim a união íntima com a Última Ceia de Quinta-feira Santa.
Peregrinação a Taizé- Verão 2007: 16 a 27 de Agosto
2007-06-06 23:28:07

Caros Amigos:
Certamente que já ouviram falar de Taizé, a pequena comunidade monástica do sul da Borgonha, em França, onde um grupo de homens de várias confissões cristãs se comprometeram por toda a vida em viver uma parábola de comunhão e reconciliação.

Todos os anos milhares de jovens procuram esta pequena aldeia para viver uma semana de encontro, partilha, comunhão e descoberta.
Desde 2003 que um grupo de pessoas ligadas a diversas paróquias e movimentos da cidade de Coimbra decidiram unir esforços para possibilitar aos que desejam conhecer Taizé também uma oportunidade de o fazer no Verão, tendo em conta que neste período há, para lá de tudo o que Taizé oferece em todas as semanas do ano, a riqueza da presença dos jovens de outros continentes.

A Comunidade de Taizé nunca criou à sua volta nenhum grupo ou organização, antes convida os jovens e adultos que a visitam a traduzir o seu compromisso com Cristo no empenhamento na sua comunidade. Assim, o que propomos ao vosso grupo ao ir a Taizé é fazer o que , nas palavras do Papa João Paulo II caracteriza Taizé: Beber água da fonte e prosseguir o caminho. Poderá ser uma oportunidade de buscar energias, encontrar forças, renovar vontades de prosseguir.

Com a criação do Centro Juvenil de S. José, a habitual peregrinação a Taizé do verão, antes organizada pelo grupo informal referido, passa a ser organizada por esta estrutura daquela paróquia, a que se juntaram jovens de Santo António dos Olivais , Santa Cruz, Santa Clara e S. Martinho do Bispo, colaborando ainda com um grupo de Sintra (Agualva) .

Procuramos contudo manter os princípios que orientaram desde 2003 as nossas iniciativas: abertura á participação de todos, disponibilidade para acolher contributos de outros grupos de jovens que se queiram juntar a nós, disponibilidade para visitar grupos interessados em fazer esta experiência e que queiram saber mais sobre Taizé.
Para nós o caminho é tão importante como o destino, pelo que nos esforçaremos para que todos sejam bem acolhidos, mesmo os que venham sozinhos sem conhecer ninguém... que isso não faça ninguém desistir.
CORPO DE DEUS 2007
2007-06-06 00:31:01

A cidade de Lisboa celebra uma vez mais a Solenidade do Corpo, sob o lema “Eucaristia, Sacramento da Caridade”.
A Celebração da Solenidade do Corpo de Deus adopta, desde tempos remotos, um contorno especial de festa, culminando na procissão do Corpo de Deus.
Na cidade de Lisboa, é a maior e mais participada procissão, pois congrega toda a vida da Diocese. Considerada por muitos a mais antiga de Lisboa, anterior à de Santo António e da Senhora da Saúde, esta é a procissão “oficial” da Liturgia da Igreja, onde se venera e adora o Senhor presente na Hóstia consagrada.
XIII Congresso Nacional da LOC/MTC
2007-06-02 00:05:47

Como é do vosso conhecimento o XIII Congresso Nacional da LOC/MTC decorre de 7 a 9 de Junho, em Setúbal, com o tema Valorizar o trabalho, dignificar a pessoa.

Envie esta página