Taizé: «Operação Esperança»
2007-06-17 23:09:35

Os irmãos da Comunidade de Taizé vivem exclusivamente do seu próprio trabalho. Não aceitam doações. Também não aceitam para si próprios as suas heranças familiares, que a Comunidade encaminha para projectos de solidariedade com os mais pobres.

A Comunidade ajuda pessoas carenciadas nos diferentes continentes, crianças desprotegidas ou doentes. Entres outros projectos, a Comunidade ajuda alguns jovens a vir a Taizé ou aos Encontros Europeus: há muitos jovens que não podem contribuir nos custos da sua estada em Taizé ou pagar a viagem, por vezes por virem de países muito distantes.

Através da "Operação Esperança", é possível qualquer pessoa participar nestes projectos de solidariedade.

Coreia do Norte

No final de Fevereiro – início de Março de 2007, através da Operação Esperança, a Comunidade fez um envio humanitário para pessoas com falta de comida na Coreia do Norte: mil toneladas de farinha de trigo (40000 sacos de 25 Kg). Um dos irmãos da Comunidade, natural da Coreia do Sul, acompanhou este envio e assistiu à distribuição da farinha pelas vítimas das inundações do Verão passado nas três regiões mais afectadas: Sinyang, Yangdok e Songchon, na Província de Pyongan do Sul. Tratou-se de uma das maiores inundações desde a guerra da Coreia e a população ainda está a sofrer as consequências. A farinha foi distribuída às pessoas mais vulneráveis: mulheres grávidas ou com bebés, crianças e pessoas de idade.

Em 1998 e 1999, a Comunidade tinha enviado à Coreia do Norte mais de mil toneladas de milho para a população que sofria depois de vários anos de secas e inundações. Desde então, todos os anos foi possível fazer um pequeno sinal de solidariedade, enviando ajuda humanitária a este país: leite e biberões para bebés, material médico e medicamentos básicos. A Comunidade também convidou 4 médicos do Hospital da Cruz Vermelha da Coreia do Norte para fazerem um estágio de 1 ano em França.

Etiópia

Há mais de quinze anos que a «Operação esperança» ajuda uma comunidade de religiosas da Etiópia. Estas irmãs trabalham com crianças órfãs por causa da sida, em Addis-Abeba, e com famílias de pessoas com lepra.

Filipinas

Dia 30 de Novembro de 2006, um tufão, Durian (Reming), de uma força impressionante, atingiu as Filipinas. Chuvas torrenciais e uma inundação devastaram vários lugares da região de Bicol, na ilha de Luzon, especialmente Albay e Legaspi City. A Comunidade foi especialmente alertada porque jovens desta região estiveram em Taizé. Pouco depois do tufão, duas jovens de Bicol vieram a Taizé por 3 meses. Agora já regressaram ao seu país. A Operação Esperança enviou ajuda para a reconstrução de casas destruídas pelo tufão…

Burkina-Faso

Neste país do Sahel, onde a estação seca dura nove meses seguidos, a população utiliza poços que secam frequentemente, obrigando as mulheres a procurar água insalubre recolhida em tanques artificiais durante a época chuvosa. Por vezes têm que percorrer dez quilómetros para encontrar água e os raros poços que existem tornam-se motivos de conflito, por causa das longas esperas e da raridade da água. A Operação Esperança apoia a abertura de furos de captação de água e a instalação de sistemas de bombagem de água. Estes furos são indispensáveis para a alimentação humana e para a prevenção de doenças.

Indonésia

No dia 27 de Maio de 2006, um importante tremor de terra atingiu a cidade de Yogyakarta e a sua região. Seis mil pessoas morreram, das quais quatro mil eram da cidade. Várias casas, escolas e centros de saúde foram destruídos. Através das comunidades cristãs, foi levada uma ajuda da Operação Esperança às pessoas sinistradas. Entre elas havia famílias de jovens que tinham estado em Taizé.

China

Em 2006 e 2007, a Operação Esperança pôde ajudar a abrir bibliotecas em 6 dioceses da Província de Shaanxi, na China. As 19 paróquias seleccionadas tinham uma igreja ou um local para actividades paroquiais. As mini-bibliotecas são abertas a todas as pessoas. As mulheres e as crianças são especialmente bem-vindas. Nas zonas rurais, quase todos os homens trabalham no campo, enquanto as pessoas de idade, as mulheres e as crianças ficam em casa. Muitas mulheres têm tempo para consultar livros de que gostam e alegram-se com esta possibilidade de aumentar os seus conhecimentos.

Mais informações em www.taize.fr/pt