CORPO DE DEUS 2007
2007-06-06 00:31:01

A cidade de Lisboa celebra uma vez mais a Solenidade do Corpo, sob o lema “Eucaristia, Sacramento da Caridade”.
A Celebração da Solenidade do Corpo de Deus adopta, desde tempos remotos, um contorno especial de festa, culminando na procissão do Corpo de Deus.
Na cidade de Lisboa, é a maior e mais participada procissão, pois congrega toda a vida da Diocese. Considerada por muitos a mais antiga de Lisboa, anterior à de Santo António e da Senhora da Saúde, esta é a procissão “oficial” da Liturgia da Igreja, onde se venera e adora o Senhor presente na Hóstia consagrada.

As celebrações litúrgicas, este ano, adoptam um “formato” diferente dos anteriores. No dia 7 de Junho, a Missa Solene do Corpo de Deus será na Sé Patriarcal, às 11h, presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. José da Cruz Policarpo, seguida de vários momentos de oração, orientados por grupos e movimentos.

Às 16h, terá lugar a oração litúrgica de Vésperas, na Sé Patriarcal, seguida da Procissão do Corpo de Deus, que passará pelas seguintes artérias da Baixa Lisboeta: Rua de Santo António à Sé, Largo da Madalena, Rua da Conceição, Rua da Prata, Rua da Betesga, Praça D. Pedro V, Rua do Ouro, Rua do Arsenal e terminará na Praça do Município, com a Bênção do Santíssimo.

Prevendo-se a adesão de vários milhares de fiéis, à semelhança de anos anteriores, adverte-se para as dificuldades de tráfego nesta zona histórica, com cortes de trânsito, nas horas da Procissão.