paroquias.org
 

Notícias






Lançada Fundação para promoção de rede de solidariedade
2007-06-17 22:32:55

Na terça-feira passada, foi lançada oficialmente em Portugal a Fundação São João de Deus (FSJD), que tem por fim a busca de fundos e de uniões no campo da saúde com outras Fundações e ONGs.

A FSJD pretende oferecer um sinal de abertura e cooperação entre países em favor da paz e do desenvolvimento, junto a outras Fundações e ONGs que trabalham em favor da solidariedade social e do desenvolvimento humano. Paulo Bernardino, Presidente da FSJD, considera este trabalho não somente da Ordem dos Irmãos de São João de Deus, mas de toda a Igreja.
A Fundação quer realizar uma grande mobilização de pessoas e fundos e promover uma rede de solidariedade e hospitalidade. É uma instituição criada pela Ordem Hospitalar de São João de Deus (“Fatebenefratelli”) para apoiar projetos em favor dos doentes, anciãos e pessoas mais carentes. Goza de um estatuto de Utilidade Pública e de um Estatuto de Organização Não-Governamental para o desenvolvimento reconhecida pelo Estado.

A primeira Campanha que a FSJD está realizando é intitulada “Inocentes de Guerra”, e visa oferecer ajuda às crianças vítimas de minas antipessoais e de poliomielite infantil em Angola. Segundo a Fundação, embora a guerra em Angola tenha terminado cinco anos atrás, 80 mil angolanos continuam a sofrer as conseqüências e ainda existem muitas vítimas antipessoais no território angolano. Entre as vítimas que sofrem amputações por este motivo, cerca de 8 mil são crianças e jovens.

O Hospital de São João de Deus, em Portugal, constituiu uma equipe especial de médicos e de pessoal de reabilitação, para receber um grupo de crianças e oferecer-lhes ajuda física e psicológica. A Campanha visa também formar em ortopedia e reabilitação um grupo composto por 4 ou 6 jovens angolanos, o que seria uma importante contribuição para o futuro da reabilitação dos portadores de deficiência em Angola.

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia