paroquias.org


Arquivo de Notícias - Maio de 2010

Papa quer padres no ciberespaço - Igreja celebra 44.º Dia Mundial das Comunicações Sociais
2010-05-17 23:20:31

Bento XVI quer que os padres aproveitem as potencialidades das novas tecnologias, na área da comunicação, marcando uma presença diferente no mundo “digital”.

Os sacerdotes, indica o Papa, devem “anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis, inclusive para a evangelização e a catequese”.
«Não queirais mais do mesmo», pede D. Carlos Azevedo aos finalistas universitários
2010-05-17 23:19:41

D. Carlos Azevedo advertiu este Sábado os finalistas universitários de Lisboa que a “cedência a critérios de mentira ou de meias verdades acabará por ser fatal”.

“Não queirais mais do mesmo, nem vos aprisionem perspectivas ideológicas distorcidas da realidade”, pediu o prelado durante a missa de bênção dos estudantes que estão prestes a terminar os seus cursos superiores.

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social preveniu os alunos de que “passou uma época de sucesso fácil” e que “à porta da Universidade não habita o emprego”, pelo que “o receio de uma frustração” está à espreita “na primeira curva”.
Católicos e budistas unidos perante crise ecológica
2010-05-17 23:19:02

O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso (CPDIR), Cardeal Jean-Louis Tauran, enviou uma mensagem aos budistas por ocasião da "Festa do Vesakh", a sua celebração mais importante, em que são celebrados os principais acontecimentos da vida de Buda.
«Convertei-vos e acreditai no Evangelho»: Apelo de Bento XVI deixado no Livro de Honra do Santuário de Fátima
2010-05-17 23:18:07

“Convertimini et credite Evangelio”: foram estas as palavras, em latim, que Bento XVI escreveu no Livro de Honra do Santuário de Fátima, acrescentadas da assinatura e data – “Benedictus PP. 13.V.2010”.
Papa confessou «emoção» sentida em Fátima
2010-05-17 23:16:12

Bento XVI confessou hoje ter sido “emocionante” ver a multidão que se reuniu à sua volta em Fátima, durante a sua primeira viagem a Portugal.

“Foi emocionante para mim ver, em Fátima, a imensa multidão que na escola de Maria rezou pela conversão dos corações”, disse o Papa perante largas dezenas de milhares pessoas reunidas na Praça de São Pedro.
PAULUS lança petição na internet
2010-05-17 23:12:09

A PAULUS Editora lançou uma petição na Internet que apela para um Ano Jubilar para as crianças.

Numa altura em que a igreja vive momentos conturbados, a PAULUS acredita que é preciso seguir em frente.

«É necessário que venha ao de cimo toda a verdade, mas também não se pode ocultar que existem outras verdades encobertas que visam distrair mais do que esclarecer.
Taizé: viver no quotidiano uma abertura internacional
2010-05-17 23:08:23

Entre os jovens que chegaram à colina no início de Maio, os Holandeses e os Suecos foram os mais numerosos. Vários grupos de padres, por vezes com o seu bispo, também passaram pela colina, alguns deles apenas por poucas horas, vindos de Itália, da Polónia, da Lituânia, de Portugal, de Espanha (entre os que vieram esteve o Arcebispo de Sevilha). Taizé também acolheu responsáveis protestantes, católicos e velho-católicos das Igrejas de Genebra.
HOMILIA DO PAPA BENTO XVI- Grande Praça da Avenida dos Aliados, Porto
2010-05-17 22:59:16

Amados Irmãos e Irmãs,

«Está escrito no Livro dos Salmos: […] receba outro o seu cargo. É necessário, portanto, que […] um se torne connosco testemunha da ressurreição» (Act 1, 20-22). Assim falou Pedro, lendo e interpretando a palavra de Deus no meio de seus irmãos, reunidos no Cenáculo depois da Ascensão de Jesus ao Céu. O escolhido foi Matias, que tinha sido testemunha da vida pública de Jesus e do seu triunfo sobre a morte, permanecendo-Lhe fiel até ao fim, não obstante a debandada de muitos. A «desproporção» de forças em campo, que hoje nos espanta, já há dois mil anos admirava os que viam e ouviam a Cristo. Era Ele apenas, das margens do Lago da Galileia às praças de Jerusalém, só ou quase só nos momentos decisivos: Ele em união com o Pai, Ele na força do Espírito. E todavia aconteceu que por fim, pelo mesmo amor que criou o mundo, a novidade do Reino surgiu como pequena semente que germina na terra, como centelha de luz que irrompe nas trevas, como aurora de um dia sem ocaso: É Cristo ressuscitado. E apareceu aos seus amigos, mostrando-lhes a necessidade da cruz para chegar à ressurreição.
HOMILIA DO PAPA BENTO XVI - Esplanada do Santuário de Fátima
2010-05-17 22:58:08

Queridos peregrinos,

«A linhagem do povo de Deus será conhecida […] como linhagem que o Senhor abençoou» (Is 61, 9). Assim começava a primeira leitura desta Eucaristia, cujas palavras encontram uma realização admirável nesta devota assembleia aos pés de Nossa Senhora de Fátima. Irmãs e irmãos muito amados, também eu vim como peregrino a Fátima, a esta «casa» que Maria escolheu para nos falar nos tempos modernos. Vim a Fátima para rejubilar com a presença de Maria e sua materna protecção. Vim a Fátima, porque hoje converge para aqui a Igreja peregrina, querida pelo seu Filho como instrumento de evangelização e sacramento de salvação. Vim a Fátima para rezar, com Maria e tantos peregrinos, pela nossa humanidade acabrunhada por misérias e sofrimentos. Enfim, com os mesmos sentimentos dos Beatos Francisco e Jacinta e da Serva de Deus Lúcia, vim a Fátima para confiar a Nossa Senhora a confissão íntima de que «amo», de que a Igreja, de que os sacerdotes «amam» Jesus e n’Ele desejam manter fixos os olhos ao terminar este Ano Sacerdotal, e para confiar à protecção materna de Maria os sacerdotes, os consagrados e consagradas, os missionários e todos os obreiros do bem que tornam acolhedora e benfazeja a Casa de Deus.
VISITA À CAPELINHA DAS APARIÇÕES
2010-05-17 22:56:47

Santo Padre:

Senhora Nossa
e Mãe de todos os homens e mulheres,
aqui estou como um filho
que vem visitar sua Mãe
e o faz na companhia
de uma multidão de irmãos e irmãs.

Como sucessor de Pedro,
a quem foi confiada a missão
de presidir ao serviço
da caridade na Igreja de Cristo
e de confirmar a todos na fé
e na esperança,
quero apresentar ao vosso
Coração Imaculado
as alegrias e esperanças
e também os problemas e as dores
de cada um destes vossos filhos e filhas,
que se encontram na Cova da Iria
ou nos acompanham de longe.

Mãe amabilíssima,
Vós conheceis cada um pelo seu nome,
com o seu rosto e a sua história,
e a todos quereis com
a benevolência maternal
que brota do próprio coração de Deus Amor.
A todos confio e consagro a Vós,
Maria Santíssima,
Mãe de Deus e nossa Mãe.
AOS JOVENS REUNIDOS DIANTE DA NUNCIATURA APOSTÓLICA
2010-05-17 22:55:33

Queridos amigos,

Gostei da participação viva e numerosa dos jovens na Eucaristia desta tarde no Terreiro do Paço, dando provas da sua fé e vontade de construir o futuro sobre o Evangelho de Jesus Cristo. Obrigado pelo testemunho jubiloso que prestais a Cristo, eternamente jovem, e pelo carinho que manifestais ao seu pobre Vigário na terra com esta serenata. Viestes desejar-me a boa-noite, e de coração vo-lo agradeço; mas agora tendes de me deixar dormir, senão a noite não seria boa, e o dia de amanhã está à nossa espera.
HOMILIA DO PAPA BENTO XVI - Praça Terreiro do Paço de Lisboa
2010-05-17 22:54:22

Queridos Irmãos e Irmãs,
Jovens amigos!

«Ide fazer discípulos de todas as nações, […] ensinai-lhes a cumprir tudo quanto vos mandei. E Eu estou sempre convosco, até ao fim dos tempos» (Mt 28, 20). Estas palavras de Cristo ressuscitado revestem-se de um significado particular nesta cidade de Lisboa, donde partiram em grande número gerações e gerações de cristãos – bispos, sacerdotes, consagrados e leigos, homens e mulheres, jovens e menos jovens –, obedecendo ao apelo do Senhor e armados simplesmente com esta certeza que lhes deixou: «Eu estou sempre convosco». Glorioso é o lugar conquistado por Portugal entre as nações pelo serviço prestado à dilatação da fé: nas cinco partes do mundo, há Igrejas locais que tiveram origem na missionação portuguesa.
Bento XVI: Apesar dos pecados, Igreja antecipa destino final da humanidade
2010-05-04 23:23:56

Apesar das limitações e dos pecados, a Igreja antecipa a Jerusalém celeste, o destino final da humanidade, afirmou Bento XVI nesta manhã de Segunda-feira, na homilia da liturgia de exéquias do cardeal beneditino Paul Augustin Mayer, falecido aos 98 anos.

A Missa foi celebrada na Basílica de São Pedro pelo cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio cardinalício, acompanhado por outros cardeais.
Mais 121 milhões de católicos desde 2000
2010-05-04 23:23:03

O Vaticano apresentou esta Terça-feira a nova edição do Anuário Estatístico da Igreja, o qual revela que entre 2000 e 2008, o número de católicos passou de 1045 milhões para 1166 milhões, o que representa um aumento de 11,54%.
O “Annuarium Statistitucm Ecclesiae” revela que a África tem mais 33,02% de católicos na sua população, número que na Europa registou um aumento de 1,17% nos últimos anos.
Biblioteca Nacional inaugura mostra bibliográfica da vida e obra de Bento XVI
2010-05-04 23:22:12

A Biblioteca Nacional inaugurou esta Terça-feira uma mostra bibliográfica da vida e obra de Bento XVI, associando-se às iniciativas de preparação da visita do Papa a Portugal.
Sinos das igrejas do Patriarcado de Lisboa vão tocar à chegada do Papa a Portugal
2010-05-04 23:20:51

Os sinos das igrejas do Patriarcado de Lisboa vão tocar às 11h00 do dia 11 de Maio, assinalando a chegada do Papa Bento XVI ao aeroporto da Portela, no início da sua viagem de três dias a Portugal.




Envie esta página

Imprimir