Arquivo de Notícias - Maio de 2009

À DESCOBERTA DA FIDESCO
2009-05-06 22:33:54

Criada há cerca de 25 anos pela Comunidade Emanuel, a FIDESCO é uma ONG de cooperação internacional católica que envia voluntários para os países do hemisférico Sul, para porem as suas competências profissionais ao serviço de projectos de desenvolvimento ou de acção humanitária. Hoje, quase duas centenas de cooperantes trabalham em cerca de trinta países, colocando-se ao serviço das populações locais, sem distinção de religiões, etnias ou culturas.
Uma Concordata, para quê? - Portugal, 2004, Brasil, 2008
2009-05-06 22:24:35

No âmbito do 5º aniversário da assinatura da Concordata, o Director do Instituto Superior de Direito Canónico
tem a honra de convidar para participar na conferência Uma Concordata, para quê? - Portugal, 2004, Brasil, 2008
a realizar no dia 27 de Maio de 2009, pelas 18h00.
Intenção Geral do Santo Padre para o mês de Maio - Promover as Vocações Sacerdotais e Religiosas
2009-05-06 00:44:26

Que os leigos e as comunidades cristãs se tornem promotores responsáveis das vocações sacerdotais e religiosas. [Intenção Geral do Santo Padre para o mês de Maio]

1. A existência humana: dom e chamamento

A existência humana é, à luz da revelação bíblica, “dada” e “chamada” por Deus. “Dada” porque é dom absolutamente livre de Deus, o qual cria, por amor, aquilo que não existia e, por um amor de todo particular, cria o ser humano “à sua imagem e semelhança”; “chamada” porque ser “à imagem e semelhança de Deus” ultrapassa a simples condição de criatura, é chamamento (vocação) a uma relação íntima com o Criador, para viver segundo o seu amor, na alegria da sua presença. A narrativa bíblica da criação do ser humano é elu-cidativa a este respeito – elucidativa também relativamente ao modo como o ser humano, desde o início, põe em causa este chamamento/vocação, procurando assenhorear-se da própria existência, rejeitando a condição de criatura “dada” por Deus e, assim, negando a sua vocação: ser imagem e semelhança do mesmo Deus (cf. Génesis 1, 26 – 2, 2; 2, 7-20).
Processo de beatificação de João Paulo II prossegue no Vaticano
2009-05-06 00:43:18

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (CCS), Arcebispo Angelo Amato, revelou que a causa de beatificação de João Paulo II prossegue de forma “muito solícita”, mas advertiu para a necessidade de respeitar as várias etapas do processo.
Igreja usa MySpace para recrutar religiosos
2009-05-05 23:33:51

Novas tecnologias são cada vez mais usadas pela Igreja Católica para chegar aos jovens. Na semana das vocações, com início ontem, a Internet é a ferramenta para a selecção de padres, freiras ou leigos.

Envie esta página