paroquias.org
 

Notícias






Processo de beatificação de João Paulo II prossegue no Vaticano
2009-05-06 00:43:18

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (CCS), Arcebispo Angelo Amato, revelou que a causa de beatificação de João Paulo II prossegue de forma “muito solícita”, mas advertiu para a necessidade de respeitar as várias etapas do processo.

Após o final da fase diocesana do processo, em e 2007, foi possível entregar no Vaticano a chamada ‘Positio super virtutibus’ (posição sobre as virtudes do fiel), a ser examinada pelos consultores teólogos da CCS.

Numa segunda fase, a causa passará ao juízo da “sessão ordinária dos Cardeais e dos Bispos”, antes de chegar ao Papa, que tomará uma decisão a respeito do decreto de venerabilidade.

Bento XVI anunciou no dia 13 de Maio de 2005, 42 dias após a morte de João Paulo II, o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canónico de cinco anos para a promoção da causa. No dia 8 de Abril desse ano, por ocasião da Missa exequial de João Paulo II, a multidão exclamou por diversas vezes "santo subito".

Em declarações ao "Osservatore Romano", o Arcebispo Amato esclarece que a dispensa do tempo de espera não implica que o processo possa queimar etapas. O prefeito da CCS acredita, contudo, que “iremos chegar a uma conclusão muito solicitamente”.

Este responsável indica que estão em estudo “alegados milagres” atribuídos a João Paulo II, mas precisa que “em primeiro lugar, é preciso concluir o percurso para a declarações sobre a heroicidade das virtudes”.

Recorde-se que num caso semelhante, o de Madre Teresa de Calcutá, a beatificação aconteceu em 2003, seis anos após a sua morte.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia