paroquias.org
 

Notícias






À DESCOBERTA DA FIDESCO
2009-05-06 22:33:54

Criada há cerca de 25 anos pela Comunidade Emanuel, a FIDESCO é uma ONG de cooperação internacional católica que envia voluntários para os países do hemisférico Sul, para porem as suas competências profissionais ao serviço de projectos de desenvolvimento ou de acção humanitária. Hoje, quase duas centenas de cooperantes trabalham em cerca de trinta países, colocando-se ao serviço das populações locais, sem distinção de religiões, etnias ou culturas.

Atenta aos objectivos para o milénio, definidos pela ONU, e aos princípios da Doutrina Social da Igreja, a FIDESCO não cria, na maior parte das vezes, projectos próprios, mas põe-se ao serviço de parceiros locais que trabalham já para o bem das populações desfavorecidas, no serviço dos pobres e na defesa dos seus direitos, em domínios muito diversificados: educação, agronomia, ensino, gestão, construção civil, saúde.

Em Portugal, a FIDESCO coopera de forma activa no recrutamento e formação de voluntários de nacionalidade portuguesa e brasileira e é parceiro activo no acompanhamento de diversos postos de cooperação, designadamente em Angola (Luanda e Benguela), no Brasil (Salvador e Porto Alegre) e na República Democrática do Congo (apoio a presos privados de acompanhamento jurídico em Kinshasa). Paralelamente, estuda a possibilidade técnica e financeira de abrir novos postos em Angola (Luena e Cabinda), Cabo Verde (Mindelo), República de S. Tomé e Príncipe e Moçambique (Pemba).

Para divulgar as suas actividades e desafiar futuros voluntários, realiza-se nos dias 9 a 10 de Maio, em Évora, um “Fim-de-Semana de Descoberta” da FIDESCO, para o qual estão convidadas todas as pessoas, jovens e menos jovens, a quem estes assuntos possam interessar. O encontro será no Seminário Maior, entre as 15 horas de sábado (9.5) e as 14 de domingo (10.5)

Para mais informações dirigir-se a fidescoportugal@emmanuel.info


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia