Arquivo de Notícias - Abril de 2009

Noivos preparam Matrimónio para que melhor compreendam e vivam o Sacramento que vão receber
2009-04-21 04:07:09

O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) de Caldas da Rainha organizou, de 6 a 21 de Março, um conjunto de sessões destinadas a ajudar noivos a preparar o seu Matrimónio, para que melhor compreendam e vivam o Sacramento que vão receber.
Homilia do Cardeal-Patriarca na Ceia do Senhor - «O rosto eucarístico de Cristo»
2009-04-10 12:35:59

1. Toda a palavra precisa de um rosto. Nesta celebração da Páscoa, a primeira depois do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra, continuamos a olhar atentamente, com fé e com amor, esse rosto de Cristo, para lhe captarmos cada mensagem, escutar cada palavra, deixarmo-nos envolver por cada olhar. Quantas vezes o olhar comunica o que não conseguimos dizer, e fixando nesse rosto o nosso olhar, podemos acolher o que nenhuma palavra nos conseguiu dizer.
Anuário Católico 2009 mostra quebra estatística
2009-04-10 12:34:58

O recém-publicado “guia” da Igreja Católica em Portugal confirma, na sua edição de 2009, a quebra progressiva do número de Baptismos e de ordenações sacerdotais, no nosso país.
Morrem três e ordena-se apenas um
2009-04-10 11:58:39

Este ano faleceram, na arquidiocese de Braga, 17 sacerdotes. É um número que fala por si e que nos deve fazer pensar na necessidade, cada vez mais urgente, de apostarmos e confiarmos nos leigos."
Intenção Geral do Papa para o mês de Abril - Fome em tempo de abundância
2009-04-09 23:31:54

Que o Criador abençoe o trabalho dos agricultores com colheitas abundantes e torne sensíveis os povos mais ricos ao drama da fome no mundo

1. Respeitar os agricultores

Ao longo dos séculos, um dos trabalhos mais menosprezados tem sido aquele do qual depende tudo o resto: a agricultura. Aos agricultores coube quase sempre a pior das sortes entre as diversas classes sociais: explorados pelos grandes senhores das terras ou pelos grandes grupos económicos que comercializam os alimentos; trabalhando todo o ano, de sol a sol, sem horários, férias ou salário fixo; dependentes do clima favorável ou inclemente; considerados incultos, ignorantes e olhados com ares de superioridade, sobretudo pelos citadinos; abandonados à sua sorte nas aldeias, sempre os últimos a dispor dos bens da civilização e do progresso... O seu trabalho é ignorado pela maior parte e desprezado por muitos; no entanto, são eles quem coloca na mesa de todos os alimentos indispensáveis à vida.
Quatro anos sem João Paulo II
2009-04-02 23:33:59

Bento XVI preside esta Quinta-feira a um Missa no quarto aniversário da morte de João Paulo II, na Basílica de São Pedro.
25 anos da morte de Karl Rahner
2009-04-02 23:30:39

Karl Rahner, grande teólogo do século XX, nasceu a 5 de Março de 1904 em Freiburg im Breisgau (Alemanha) e morreu a 30 de Março de 1984 perto de Innsbruck (Áustria). Este sacerdote jesuíta passou grande parte da sua vida a ensinar nas cidades de Innsbruck, Munique e Münster. Foi o teólogo do Cardeal König, arcebispo de Viena, no Concílio Vaticano II.
Catequese do Cardeal-Patriarca no 5.º Domingo da Quaresma : «Uma Palavra de Amor»
2009-04-02 23:29:49

Introdução
1. Só sentimos verdadeiramente a importância da Palavra de Deus na nossa vida, quando nos acontece acolhê-la como Palavra de Amor. E o que é verdade para cada um de nós, é-o para a Igreja, para o seu ser e para a sua missão: ser continuamente surpreendida por essa Palavra amorosa que a desafia a ser comunhão, a anunciar, com amor, o amor de Deus, a responder-lhe com a vida que se torna louvor.

Só o amor transforma o coração do homem. João Paulo II, na sua primeira Encíclica, escreveu: “O homem não pode viver sem amor. Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destituída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontra com o amor, se não o experimenta e se o não torna algo de seu, se nele não participa vivamente” (1).
Dia Mundial da Juventude ao vivo na Internet
2009-04-02 23:27:07

As celebrações do 24.º Dia Mundial da Juventude, que este acontecem a nível diocesano no próximo Domingo de Ramos, poderão ser seguidas pela Internet, no caso de Roma.
Leitura integral da Bíblia em MP3
2009-04-02 23:26:27

A Associação Xtofm, através do seu departamento «Homilia Diária», vai lançar a partir de finais de Maio o Projecto “Bêrit”, palavra hebraica que quer dizer Aliança. Este projecto consiste na leitura total da Bíblia, num ano.
Santuário de Fátima convida para concerto-meditação
2009-04-02 23:25:19

No próximo domingo, Dia de Ramos, 5 de Abril, na Igreja da Santíssima Trindade será apresentada, às 15h00, a “Paixão de Jesus Cristo Segundo São João”, da autoria do Cónego António Ferreira dos Santos. O trabalho musical será orquestrado pela “Sine Nomine” e interpretado pelo Coro Polifónico da Lapa, ambos do Porto.
Campanha «+livros +escola» na Guiné-Bissau
2009-04-02 23:23:39

A Fundação Evangelização e Culturas (FEC) vai iniciar uma campanha para equipar 16 escolas e 2 bibliotecas na Guiné-Bissau.

Envie esta página