paroquias.org


Arquivo de Notícias - Setembro de 2013

Uma entrevista inovadora
2013-09-23 22:46:17

A entrevista do Papa às revistas jesuítas tem sido muito comentada, desde a sua divulgação, quinta-feira passada. Nos media, destacaram-se sobretudo os temas de sempre – aborto, homossexualidade, contracepção... Mas a entrevista é verdadeiramente inovadora (e vale a pena ser lida na íntegra, o que é possível fazer já em linha aqui, no sítio da Brotéria e, dentro de poucos dias, na edição da revista em papel; a foto, do Papa com o jesuíta Antonio Spadaro, que o entrevistou, foi também reproduzida do sítio da Brotéria).

Este documento é inovador não tanto pelo tom utilizado pelo Papa, e que já começamos a reconhecer, mas pela leitura e pelas propostas concretas que ele faz para a acção da Igreja. Por exemplo, em relação ao papel das mulheres na Igreja (onde o Papa diz muito mais do que parece à primeira vista) ou sobre o processo ecuménico e o diálogo com protestantes e ortodoxos acerca do ministério do bispo de Roma.

Nesse sentido, é uma entrevista que procura retomar a plenitude do espírito conciliar, precisamente na forma e nas questões em que o Concílio Vaticano II (1962-65) ficara bloqueado: a colegialidade, a missão da Igreja no serviço ao mundo, a essência do cristianismo.
Papa exorta Igreja a participar nas redes sociais
2013-09-22 18:53:53

O papa Francisco considerou hoje que é importante "a atenção e presença da Igreja no mundo da comunicação", como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.
Papa pede esforço de todos para garantir direito ao trabalho
2013-09-22 18:53:23

O papa Francisco pediu hoje o esforço e a colaboração de todas as instituições para garantir o direito ao trabalho, durante a homilia da missa no Santuário de Nossa Senhora de Bonaria, em Cagliari, capital da ilha de Cerdena.
Papa critica um sistema económico que idolatra o dinheiro
2013-09-22 18:52:35

O papa Francisco criticou hoje "um sistema económico que tem no seu centro um ídolo chamado dinheiro", durante um discurso em Cagliari, na Sardenha, onde está a realizar uma visita pastoral.
Pelo menos 72 cristãos foram mortos em atentado no Paquistão
2013-09-22 18:40:53

Um duplo atentado suicida em frente a uma igreja, no final da missa, matou este domingo pelo menos 72 pessoas no Paquistão, sendo já o ataque mais sangrento de sempre contra a minoria cristã no país, segundo as autoridades locais.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, foi contra a igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwadu, no nordeste do país.
Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas
2013-09-20 13:51:17

É segunda-feira, 19 de agosto. O Papa Francisco marcou encontro para as 10.00 na Casa de Santa Marta. Eu, no entanto, herdei do meu pai a necessidade de chegar sempre mais cedo. As pessoas que me acolhem instalam-me numa pequena sala. A espera dura pouco, e, depois de uns breves minutos, acompanham-me ao elevador. Nesses dois minutos tive tempo de recordar como em Lisboa, numa reunião de directores de algumas revistas da Companhia de Jesus, surgiu a proposta de publicar conjuntamente uma entrevista ao Papa. Tinha conversado com os outros directores, ensaiando algumas perguntas que exprimissem os interesses de todos. Saio do elevador e vejo o Papa já à porta, à minha espera. Na verdade, tive a agradável impressão de não ter atravessado portas.
Papa Francisco denuncia escândalo de bispos que viajam muito
2013-09-20 13:26:30

O Papa Francisco denunciou, esta quinta-feira, o escândalo que são "os bispos de aeroporto", prelados que ao invés de estarem junto dos fiéis, passam o tempo em viagem, de um aeroporto para outro.
Papa prepara “uma reviravolta” na Igreja
2013-09-20 13:23:14

Uma “reviravolta na Igreja” é como o teólogo Anselmo Borges classifica a entrevista do Papa Francisco divulgada na quinta-feira por várias revistas jesuítas, incluindo a portuguesa Broteria.

“O Papa quer recentrar a Igreja no Evangelho. O que ele diz na entrevista é que, antes da religião, está esta busca pela justiça e pela felicidade das pessoas”, sublinhou o teólogo, aplaudindo de pé a crítica que o novo Papa faz ao “moralismo” e ao “legalismo” reinantes entre os membros da Igreja.
Papa Francisco diz que a Igreja tem estado "obcecada" com o aborto e o casamento homossexual
2013-09-20 13:14:45

Na sua primeira entrevista de fundo após seis meses como Papa, Francisco declara que a Igreja Católica se tornou “obcecada” com os temas do aborto, do casamento homossexual e da contracepção.

“Não podemos concentrar-nos só nestes temas. Não tenho falado muito sobre estes temas e por vezes isso tem-me sido apontado. Mas quando se fala destes assuntos, deve ser no devido contexto. Sabemos qual é a opinião da Igreja e eu sou um filho da Igreja, mas não é preciso continuarmos a falar disto assim.”
Para renovar a Igreja Católica é preciso regressar aos seus “princípios fundacionais”
2013-09-13 22:21:19

O novo chefe do Governo do Vaticano, Pietro Parolin, considera que para renovar a Igreja Católica é necessário regressar aos seus “princípios fundacionais”, mas sem esquecer que se trata de uma instituição com dois mil anos de história. O Papa Francisco pode dar sinais de revolução na Igreja Católica, mas Parolin sublinha que o objectivo do seu Pontificado não é mudar tudo. “A Igreja tem uma Constituição, uma estrutura, conteúdos que são os da fé e que ninguém pode mudar”.
Uma Renault 4L para o Papa
2013-09-11 21:31:51

Oferta de um padre de Verona foi recebida no último sábado. Francisco testou a viatura nas ruas do Vaticano.

Um padre de Verona ofereceu uma Renault 4L de 1984, de cor branca, com 300 mil quilómetros, ao Papa Francisco. A viatura, que até então tinha sido usada pelo padre Renzo Zocca, é agora do Papa, que no último fim-de-semana foi visto a conduzir a 4L nas ruas do Vaticano.
Papa convence mulher a não abortar e oferece-se para padrinho
2013-09-06 19:59:51

O Papa Francisco telefonou a uma mulher grávida para a aconselhar a não abortar e ofereceu-se para ser o padrinho da criança.
Pietro Parolin é o novo ‘número 2’ do Papa
2013-09-01 01:52:29

Novo responsável substitui o polémico cardeal Bertone, que ainda vem a Fátima como enviado papal antes de deixar o cargo.
Papa Francisco prepara-se para substituir o seu primeiro-ministro, dizem media italianos
2013-09-01 01:51:11

O cardeal Tarcisio Bertone tem sido criticado por incompetência e até por corrupção. O seu sucessor pode ser anunciado hoje.
Papa Francisco olhou para um smartphone, sorriu e a fotografia tornou-se viral
2013-09-01 01:49:35

Imagem publicada no Twitter de jornalista italiano foi amplamente divulgada.




Envie esta página

Imprimir