Pelo menos 72 cristãos foram mortos em atentado no Paquistão
2013-09-22 18:40:53

Um duplo atentado suicida em frente a uma igreja, no final da missa, matou este domingo pelo menos 72 pessoas no Paquistão, sendo já o ataque mais sangrento de sempre contra a minoria cristã no país, segundo as autoridades locais.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, foi contra a igreja de Todos os Santos de Peshawar, a principal cidade da província paquistanesa de Khyber Pakhtunkhwadu, no nordeste do país.

O médico Arshad Javed, do hospital Lady Reading, o principal hospital público da cidade, afirmou à AFP que 72 pessoas foram mortas e que mais de uma centena ficou ferida no atentado.

O ministro da Saúde da província, Shaukat Ali Yousufzai, confirmou este balanço de vítimas e disse à agência de notícias francesa que o governo provincial tinha decretado três dias de luto.

O nordeste do Paquistão é um bastião conservador de vários grupos de rebeldes islamitas, incluindo o Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), aliado da Al-Qaida e responsável por inúmeros atentados suicidas que fizeram mais de 6.000 mortos desde 2007.

A comunidade cristã no Paquistão representa 2% da população do país, que tem 180 milhões de habitantes e é frequentemente vítima de atos de violência.

Fonte JN