Mostrar uma nova face da Igreja
2001-10-19 17:26:36

Duzentas pessoas compareceram, dia 18 de Outubro, no Centro Pastoral de Febres, ao jantar e conferência de apresentação do 2º Curso Alpha, um método de “primeira evangelização para atrair a fé dos que andam longe da Igreja”, explica o Pe. Jorge Silva Santos, pároco de Febres, e impulsionador deste curso em Portugal.

O Curso Alpha nasceu no seio de uma paróquia Anglicana londrina, sendo hoje dado em centenas de paróquias de mais de cem países. A adaptação à realidade católica e portuguesa foi feita pelo Pe. Jorge Silva Santos, depois de ter frequentado, em França, um curso com esse propósito. “A Igreja Católica tem necessidade de encontrar novos meios de comunicar o Evangelho e de utilizar novas linguagens”, fundamenta o sacerdote.
Numa estrutura em que são os leigos a dar a cara, o sacerdote fica na rectaguarda, como coordenador. Desta forma, explica o Pe. Jorge Silva Santos, “pedimos aos que fizeram o Curso, o ano passado, para convidarem amigos, não crentes ou não praticantes, para um jantar em ambiente de amizade, descontracção e bom humor. A seguir ao jantar há uma conferência, de um leigo e também esta bem humorada, sobre o Cristianismo ser uma religião chata, moralista e cinzenta – que é a visão de muita gente – e depois, aos poucos, vai-se mostrando que o Cristianismo é, acima de tudo, uma fonte de alegria”. Só depois se fala do curso, convidando os presentes a frequentá-lo.
O Curso Alpha tem a duração de 10 semanas, ocupando um noite por semana. No ano passado, no 1º curso, compareceram 180 pessoas para o jantar, tendo ficado 100 para o Curso. 89 terminaram-no e dessas, garante o Pe. Jorge Silva Santos, “só 6 não vão à missa e muitos estão integrados já em grupos”.
“Os 3 primeiros encontros são para ouvir as queixas, mágoas e azedumes que muitos trazem na sua história pessoal e também muitas incompreensões e discordância com alguns rumos da história da Igreja Católica”, explica o Pe. Jorge Silva Santos. Ainda assim, garante que os participantes do Curso Alpha “têm, na sua maioria, a alegria de ter descoberto uma nova face da Igreja”.