Mensagem aos diocesanos de Aveiro
2000-09-20 20:33:22

Bispo para vós e no meio de vós

É do conhecimento da Diocese que Deus me deu a graça de celebrar esta semana os vinte e cinco anos da minha ordenação episcopal. Destes, cerca de vinte vivi-os em Aveiro.
Tenho consciência de que recebi de vós uma grande ajuda ao longo destes anos. Para ser "bispo para vós” eu sempre contei convosco. O que faz o bispo viver e actuar, é a comunhão permanente, efectiva e afectiva, com todos os membros da Diocese. Por isso, ao agradecer a Deus a graça do episcopado a que Ele me chamou, agradeço a todos os que me ajudais a vivê-lo, como doação diária à comunidade diocesana.
Uma vida dedicada ao serviço do Reino tem de contar sempre com a ajuda de Deus. Porque essa ajuda passa também por aqueles a quem foi enviado, ela traduz-se no amor que lhe dedicam os Irmãos na fé, no amor de todos aos quais se entregou sem condições e em favor dos quais procura viver a sua vida de apóstolo. Um amor que é afecto, estímulo, presença, compreensão, desculpa, colaboração e, sobretudo, oração. Assim o tenho sentido.
Na fidelidade agradecida às minhas raízes, celebrarei na quarta feira, dia 20 na Sé de Portalegre, porque aí nasci para o serviço episcopal; na quinta feira, dia 21, na minha terra, porque ai nasci para a vida e para a fé; no dia 24 na Igreja mãe da Diocese, a nossa Sé Catedral, porque, esta é para mim a referência permanente da minha missão no meio de vós.
Rezai comigo e por mim, porque não tenho outra aspiração na vida se não ser fiel a Deus, fonte da minha vocação, e ser fiéis ao dever de vos servir.

O vosso bispo e amigo
D. António Marcelino, Bispo de Aveiro