paroquias.org
 

Notícias






Programa do Centro Cultural
2001-10-16 09:22:03

Junto envio o extraordinário programa deste Centro Cultural, dirigido pela Isabel Alçada Cardoso, para o 4º Trimestre deste ano. Recomendo vivamente uma leitura atenta do mesmo. Desde já destaco a conferência de D.Manuel Clemente, a conferência sobre Genética e o ciclo sobre Ciência.


PROGRAMA 2001/2002

EXPOSIÇÃO "DA TERRA AOS POVOS"
Convento da Graça - Torres Vedras
Continua patente ao público até final de Novembro de 2001, no Claustro do Convento da Graça em Torres Vedras.

16 Nov 2001 ­ 21h30 - As origens do Cristianismo em Portugal ­ Convento da Graça ­ Conferência proferida por D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa.

Junta de Freguesia - Alverca do Ribatejo
Com o patrocínio da Paróquia de S. Pedro de Alverca abre ao público em Janeiro de 2002.


ENCONTROS CIÊNCIA E CULTURA
Os Encontros Ciência e Cultura, promovidos pelo Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano, têm como missão apresentar a ciência como uma das dimensões que contribuem para que o homem tome consciência da realidade segundo a totalidade dos factores, até chegar à intuição do infinito, ao reconhecimento da Presença que responde ao seu desejo de ser Homem.

GENÉTICA
24 Out 2001 ­ 21h30 ­ A cadeia da vida. Determinismo genético e o Homem: um desafio para a razão. ­ Salão Paroquial da Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar ­ Marco Pierroti, médico investigador do Instituto Nacional dos Tumores de Milão, Itália.

HISTÓRIA DA CIÊNCIA
21 Nov 2001 ­ 19h00 ­ Pierre Duhem: um génio incómodo.
Universidade de Lisboa ­ Faculdade de Ciências ­ Pavilhão C8 - Stanley Jaki

Stanley Jaki é autor da mais reputada biografia de Pierre Duhem, que os especialistas consideram ser um dos mais notáveis historiadores da Ciência de todos os tempos. Autor de Le Systéme du Monde, obra ainda hoje incontornável na historiografia científica, Pierre Duhem foi e continua a ser um génio incómodo.

22 Nov 2001 ­ 19h00 ­ Fátima: a razão perante os sinais de Deus.
Sala de Actos do Seminário de Santarém ­ Stanley Jaki

Stanley Jaki investigou os testemunhos dos milagres de Fátima e ficou fascinado com os factos que ocorreram. A investigação de toda esta matéria foi coligida num livro publicado em língua inglesa.

23 Nov 2001 ­ 19h00 ­ O Cristianismo e a revolução científica na Europa.

Universidade de Lisboa ­ Faculdade de Ciências ­ Pavilhão C8 - Stanley Jaki
A revolução científica na Europa foi um fenómeno exclusivamente Europeu. Porquê? Stanley Jaki argumenta que é impossível responder a esta questão sem ser à luz da matriz cristã europeia.

STANLEY L. JAKI
Sacerdote católico da ordem beneditina, húngaro, é Distinguished Professor na Universidade de Seton Hall, em South Orange, New Jersey. Com doutoramentos em Teologia e Física, nos últimos trinta anos especializou-se em História e Filosofia das Ciências. O autor de cerca de trinta livros e cem artigos, tem prestado serviço como Gifford Lecturer na Universidade de Edimburgo e como Fremantle Lecturer no Balliol College, em Oxford. Leccionou nas principais Universidades nos Estados Unidos da América, Europa e Austrália. Trata-se de membre correspondant da Académie Nationale des Sciences, Belles-Lettres et Arts de Bordeaux, e recebeu o Prémio Lecomte du Nouy em 1980 e o Prémio Templeton em 1987.

EXPOSIÇÃO "MÁRTIRES DO SÉCULO XX"
Com início no final de Novembro de 2001 em Lisboa.

VINHOS E VERSOS
Apresentação e prova de vinhos acompanhada de declamação de versos de autores portugueses.



voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia