Vocações são um problema
2001-10-16 09:08:05

“O envelhecimento e a diminuição dos sacerdotes atingem níveis preocupantes”. É com esta certeza que D. António Montes Moreira inicia o ministério episcopal na Diocese de Bragança-Miranda.

Por isso, apontou como primeiro projecto pastoral a aposta na Pastoral Vocacional que “urge intensificar”, como o próprio Bispo afirmou quando, no fim da celebração de ordenação episcopal e tomada de posse, se dirigiu ao seus diocesanos, às entidades civis e aos familiares, amigos e conhecidos que se deslocaram a Bragança para participar na celebração.
Identificado o principal problema da diocese, ou pelo menos o primeiro que o Bispo residencial quer resolver, D. António Montes Moreira adianta uma solução: “a crise das vocações só poderá ser superada a partir da renovação espiritual das famílias e das comunidades paroquiais”. Por isso, este é um problema de toda a diocese e traz obrigações a todos os diocesanos. Ou seja: “uma paróquia sem vocações está longe da plenitude da sua vida cristã”, precisou D. António. Depois, deixou palavras de coragem: “o problema é de todos os diocesanos. Vamos todos enfrentá-lo com decisão!”
Para além desta prioridade, o Bispo de Bragança-Miranda quer ajudar todos os diocesanos a cumprir a plenitude da vocação cristã: a santidade. Assim dará cumprimento ao mandato do Papa João Paulo II na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte e, para o conseguir, aponta a necessidade do “empenhamento na oração pessoal e comunitária”, da “intensificação da catequese infantil, juvenil e de adultos”, da “valorização do sacramento da reconciliação” e da “participação mais comprometida na Eucaristia”.
D. António Montes Moreira reserva a definição de outros projectos para depois. Antes quer dialogar com os diferentes serviços diocesanos. Por isso, marcou já uma reunião com o Colégio dos Consultores e com o Cabido para o próximo dia 17 de Outubro.