Católicos praticantes aumentam 12 por cento em Setúbal
2001-10-13 23:32:37

Os católicos praticantes em Setúbal cresceram 12 por cento relativamente ao número de há dez anos atrás: são mais 3750 pessoas a frequentarem a Missa dominical.

Este é um dos dados resultantes do Recenseamento da Prática Dominical, realizado pela Igreja em Portugal no passado mês de Março, e que vem fixar o total de praticantes na Península de Setúbal, praticamente coincidente com o território da Diocese, em 35 mil.
Relativamente à população total, e mesmo não se conhecendo ainda os resultados dos Censos 2001, realizados na mesma ocasião e ainda em processamento, isto parece representar também uma ligeira subida na taxa de praticantes, que se deve fixar acima dos cinco por cento, quando há dez atrás rondava apenas os 4,8 pontos percentuais.
O número de praticantes por Missa também teve um ligeiro aumento: nas 210 celebrações da Missa que se realizam todos os fins-de-semana na Diocese Sadina estão presentes em média 166 pessoas, mais do que no Recenseamento da Prática Dominical de 1991.
Relativamente às outras dioceses de Portugal, Setúbal criou uma «originalidade», introduzindo duas perguntas suplementares, uma relativa às habilitações literárias dos praticantes, e outra respeitante ao seu lugar de nascimento. Também aqui os dados são reveladores: existem ainda quase 2500 pessoas sem instrução, ao passo que os praticantes com frequência universitária andam perto dos 4900. Quanto à origem geográfica, predominam já os praticantes nascidos no território da própria Península de Setúbal, cerca de 9800 pessoas, mas seguidos pelos oriundos da zona de Lisboa e Ribatejo (7050) e pelos da Zona Centro do país (cerca de 6600).