Alunos visitam Igrejas para entenderem a cultura
2001-10-10 20:17:07

Os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do Patriarcado de Lisboa, vão partir à descoberta do património religioso para entender a cultura.

Trata-se de um projecto da responsabilidade do Secretariado Diocesano do Ensino Religioso para o ano lectivo 2001/2002, que conta com o apoio cientifico e técnico do Centro Nacional de Cultura.
O projecto “Olhar o património, entender a cultura”, foi apresentado pelo Director-adjunto do SDER, Juan Ambrósio, aos professores de EMRC, durante a habitual Reunião Geral que tem lugar na Universidade Católica, no inicio de cada ano lectivo. Dirigido para alunos do 2º, 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, o projecto tem duas vertentes; a primeira prevê visitas de estudo a lugares de culto na cidade. Para as igrejas da baixa, foi construído, pelo Centro Nacional de Cultura, um guia de apoio intitulado Guia Baixa Chiado: Para ao templos mais recentes, foi elaborado o Guia Novas Avenidas que contempla, entre outras, a visita às Igrejas do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mas também a Sinagoga ou a Igreja Evangélica Alemã e a Mesquita.
Para as escolas que não tenham possibilidade de realizar estas visitas, o projecto prevê o lançamento de um concurso intitulado: “Vamos Descobrir o Património”, e que pretende proporcionar a investigação do património existente nas zonas de implantação das escolas e das residências dos alunos.
O objectivo deste projecto, segundo responsáveis do SDER, é “despertar os alunos para a importância do património artístico religioso, como fonte de história de cultura e de cidadania, proporcionando-lhes a experiência de diálogo com diversas culturas e religiões”.
Entretanto, o SDER, dará continuidade à campanha de colaboração com a Associação Sol Sem Fronteiras, iniciada no ano lectivo passado, e que este ano prevê o estabelecimento de protocolos de cooperação entre escolas do patriarcado e escolas em países africanos de língua portuguesa, e Timor Leste. Nos protocolos será estabelecido que auxílio especifico, entre material escolar e meios financeiros, será prestado pelas escolas do patriarcado de Lisboa.