Novo bispo auxiliar "é um dom de Deus"
2001-10-06 18:07:50

O arcebispo de Évora, D. Maurílio de Gouveia, anunciou, ontem, em Nota Pastoral, à Arquidiocese, a nomeação de monsenhor Amândio José Tomás para seu bispo auxiliar, considerando que o novo bispo será recebido como "um autêntico dom de Deus".

Na Nota Pastoral, a que a Agência Lusa teve acesso, o prelado eborense manifesta "imensa alegria" em comunicar a decisão do papa João Paulo II de lhe conceder um bispo auxiliar, na pessoa de monsenhor Amândio José Tomás, até agora reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma.
"Estou certo de que o novo bispo será recebido por todos, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, como um autêntico dom de Deus", escreve D. Maurílio de Gouveia na Nota Pastoral que assina com data de ontem.

Afirmando-se "feliz" por poder fazer esta nova experiência, o prelado eborense diz que sua a "alegria íntima" tem ainda a ver com o facto de "poder continuar, agora com as forças mais debilitadas, mas com o auxílio de um Irmão no Episcopado, a obra de edificação da Arquidiocese de Évora, sem quebra de ritmo apostólico".
Em declarações aos jornalistas, ontem, em Montemor-o-Novo, onde participa na XXVI Assembleia Diocesana, D. Maurílio de Gouveia negou que a nomeação de monsenhor Amândio José Tomás possa estar relacionada com a sua sucessão à frente dos destinos da Arquidiocese. "Não necessariamente", seria, se fosse nomeado coadjutor com direito de sucessão", argumentou o prelado, frisando não ser esse o caso. "Fui auxiliar alguns anos em Lisboa e depois vim para Évora", sublinhou.

D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia preside à Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos, depois de ter presidido, durante vários anos, à comissão da comunicação social.
No final da sua intervenção, na abertura dos trabalhos, D. Maurílio de Gouveia começou por recordar o facto de ter sofrido, há cerca de um ano, um enfarte do miocárdio. "Consegui superar a crise e continuar a trabalhar, embora com algumas limitações e cuidados", reconheceu o prelado que, na altura, comunicou a situação ao Sumo Pontífice da Igreja Católica Romana.

Fonte JN