Mostrar ao mundo que é possível a convivência
2001-10-04 22:31:48

Terminou hoje, dia 4 de Outubro, em Roma, uma cimeira de dois dias que pôs frente-a-frente, para o diálogo e mútuo conhecimento, líderes islâmicos e cristãos. Na apresentação desta cimeira, a Comunidade de Sant’Egídio, sua promotora, afirma que esta iniciativa pretende “ser uma resposta ao terror, evitar a tentação de um embate de civilizações, fortalecer a estabilidade mundial e as vozes de diálogo e coexistência”.

Esta cimeira está contextualizada nos recentes atentados terroristas de que foram alvo as cidades norte-americanas de Nova Iorque e Washington e a Comunidade de Sant’Egídio quis mostrar ao mundo que “o diálogo e cooperação entre líderes religiosos muçulmanos e cristãos é possível, demonstrando a solidariedade de duas grandes religiões para com as vítimas do terrorismo”.
Para Isabel Bento, da Comunidade de Sant’Egídio portuguesa, “mais do que nunca é necessário mostrar o que há de comum entre as duas religiões em vez de afrontar problemas antigos que, com recentes acontecimentos, vieram ao de cima”. E recorda que “a própria palavra «Islão» significa «Paz»; é preciso levar isto ao conhecimento das pessoas”, salienta.
Esta cimeira inclui a participação de líderes religiosos católicos da Europa, Ásia e América, da Federação Mundial Luterana, do Conselho Mundial Metodista, da Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, de Igrejas Ortodoxas e de líderes culturais e religiosos islâmicos do Egipto, da Arábia Saudita, dos Emiratos Árabes Unidos, dos Estados Unidos da América, da Algéria, do Qatar e do Irão.
Os trabalhos decorreram entre conferências, work-shops, orações e a audiência do Presidente da República Italiana a todos os participantes da cimeira.