Paróquias do Nordeste algarvio
2001-10-03 21:08:25

As Paróquias do concelho de Alcoutim e a Paróquia de Cachopo encontram-se neste momento sem sacerdote residente.

Os respectivos párocos, Pe Roger Pille (Pároco de Martinlongo, Cachopo e Vaqueiros) e o Pe Atalívio Rito (Pároco de Alcoutim, Giões e Pereiro) encontram-se impossibilitados de exercer ali o seu múnus pastoral por razões de saúde. Este facto conduziu à necessidade de assistir pastoralmente estas Paróquias e as respectivas comunidades de um outro modo, uma vez que a carência de sacerdotes impede a substituição daqueles, mesmo temporariamente. O Vigário Geral, Cón. José Pedro, e os sacerdotes da Equipa Formadora do Seminário aceitaram a pedido do Senhor Bispo para fazer face a esta situação, dispondo-se a apoiar estas comunidades, mormente a celebração da Eucaristia dominical.
Esta Paróquias continuam a contar para a sua vida comunitária e pastoral com a presença activa da comunidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria, de Martinlongo, que apoia esta Paróquia e a de Vaqueiros, da comunidade da Fraternidade da Mãe de Deus, de Guiões, que colabora nas Paróquias de Alcoutim, Giões e Pereiro, e do Casal Albino e Cláudia Martins que apoia na Paróquia de Cachopo. Todos prestam um inestimável contributo para a animação destas comunidades, que agora ainda se torna mais notório.
Durante este período foram feitos alguns ajustamentos no que respeita às celebrações da Missa dominical:
2º e 4º Sábado – Missa no Pereiro (16.00 horas) e Martinlongo (17.30 horas); 1º e 3º Domingo – Missa em Alcoutim (10.00 horas) e Martinlongo (12.00 horas); 2º e 4º Domingo – Missa em Vaqueiros (10.00 horas) e Giões (12.00 horas).
Em Cachopo, todos os Domingos será celebrada a Eucaristia às 15.00 horas, a não ser que haja alguma impossibilidade ocasional.
Nos Domingos em que não é celebrada a Eucaristia, haverá sempre Celebração da Palavra às mesmas horas e em cada um dos locais.