paroquias.org
 

Notícias






Dia Mundial do Turismo
2001-09-26 21:49:36

O Dia Mundial do Turismo, deste ano, que é festejado numa altura em que os tristes acontecimentos de 11 de Setembro travam os passos à mobilidade, originam despedimentos laborais, levantam suspeitas e pânico, desperta-nos para a justiça e a fraternidade a favor de todos os povos.


O contacto com culturas e a natureza, o direito ao descanso e às descobertas da vida, a situação de fortes surtos populacionais, privados de férias ou impossibilitados por motivos económico-sociais, de se deslocarem para além da área do seu habitat, a visão hedonista e economicista de não poucas expressões deste sector, a criatividade do acolhimento, a comunicação entre as pessoas, a expressividade da liturgia e de experiências pastorais, a atenção ao património... são muitas das questões que este dia relembra.
Inquietações que vêm ao encontro de todos nós, numa circunstância histórica em que todos nos entreolhamos! O olhar sobre o mundo e a sua beleza repõe no centro do universo, mais do que nunca, a Pessoa, viajante da Dignidade!
Não gostaria que turismo significasse mais uma riqueza ou um dote de só alguns.

O Mundo e as suas condições pertencem a todos. Um olhar cristão sobre esta realidade começa por aqui.

Lisboa, 27 de Setembro de 2001
D. Januário Torgal Ferreira
Presidente da Comissão das Migrações e Turismo


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia