Sinos a rebate por Centro de Dia
2000-09-13 19:23:07

A população da freguesia de S. Miguel de Vilarinho tocou os sinos a rebate, em forma de protesto contra a Comissão Fabriqueira da igreja local e contra o respectivo pároco - padre Augusto -, na sequência do anúncio de impedimento do prosseguimento da exploração de um bar.

O bar, instalado no adro da igreja, era explorado, há cerca de um ano, por uma Comissão afecta à Conferência S. Vicente de Paulo daquela freguesia. O apuro do bar, que servia também refeições, revertia a favor da construção de um Centro de Dia nas imediações da igreja.

Ao todo, os vicentistas já haviam apurado cerca de três mil contos, que, entretanto, fizeram chegar à Comissão da Fábrica da Igreja.
O caldo entornou quando os homens da igreja se recusaram a aceitar o apuro do bar do mês de Setembro (148 contos) e deram voz de fim de tarefa aos vicentistas.
Explicações não houve e o JN também não conseguiu colhê-las, pois tanto os elementos da Comissão Fabriqueira, como o padre Augusto, mantiveram-se ontem incomunicáveis, enquanto a manifestação, que teve início ao fim da tarde prolongou-se noite fora, com os sinos chamando cada vez mais gente ao local.
A GNR de Vila das Aves compareceu no local e acabou por pedir reforços, dado que não conseguia entrar
na torre da igreja, onde mais de uma dezena de populares tocavam o sino.

Alberto Lima e Licínia Pereira, da Conferência Vicentina, disseram não encontrar explicações para a posição da igreja. "Quem padece com isso são os idosos", admitem.
A mesma opinião é partilhada por Armindo Vieira, presidente da Junta de Freguesia, que acrescentou "ser tempo de o pároco e a Comissão acabarem com as prepotências".
A manifestação prosseguia e no local já se anunciavam fortes medidas de protesto para domingo, no decorrer das missas dominicais.

Fonte GIC