Nova Igreja em Angola com apoio da diocese de Setúbal
2001-09-13 19:48:04

Em Angola foi inaugurada uma Igreja, construída com apoios da Diocese de Setúbal. Cerca de 2 mil cristãos, assistiram à cerimónia de dedicação da nova Igreja do Santíssimo Nome de Jesus, em Calemba, Luanda.

A Rádio ECCLESIA e a televisão transmitiram a missa que foi presidida por D. Anastácio Kahango, bispo auxiliar da arquidiocese.
Há mais de duas décadas que não se inaugurava uma Igreja destas em Luanda, tendo-se assistido apenas à construção de capelas e adaptação de salas, com menor capacidade. O novo templo é considerado “um dom do grande Jubileu de 2000”, que foi possível graças à solidariedade da Congregação das Filhas de Jesus e dos seus alunos, nos vários países do mundo em que o Instituto está implantado. Para a construção do novo templo contribuiu também a Diocese de Setúbal e em particular a Paróquia de Almada, com os contributos quaresmais de 1999.
Construída sob orientação do engenheiro José Paulo Nóbrega e do arquitecto Carlos Taboada, a Igreja foi decorada, no interior, em estilo africano, levada a cabo por artistas locais. De salientar que as obras de arte e decoração da Igreja, foram escolhidas por duas assembleias de cristãos da comunidade da Calemba. O novo templo religioso faz parte da Paróquia de S. Francisco Xavier, que tem como Pároco o Pe. Casimiro Gaspar, jesuíta português , missionário em Luanda há 23 anos.