paroquias.org
 

Notícias






Procissão do Triunfo espera 100 mil pessoas
2001-09-08 09:23:08

Um mar de gente é esperado, hoje à tarde, no centro da cidade de Lamego, para assistir à tradicional Procissão do Triunfo, o acto mais solene e simbólico das festas de Nossa Senhora dos Remédios. A organização estima que mais de 100 mil pessoas, oriundas de todos os pontos do país, rumem em direcção a Lamego.


Durante o dia de ontem, dezenas de autocarros tinham já esgotado vários parques de estacionamento, improvisados à entrada da cidade. Hoje, aguarda-se a chegada de milhares de automóveis. Um forte dispositivo policial está requisitado para ordenar o trânsito nas ruas e nas imediações de Lamego.
O parque hoteleiro, ontem, já estava lotado, fazendo com que grupos de pessoas passassem a noite ao relento.
A enchente, este ano, segundo a organização, deve ser superior à verificada o ano passado, porque a procissão coincide com o fim-de-semana.
"Há sempre mais forasteiros na cidade, quando o ponto alto das festas calha a um sábado ou a domingo", lembra um elemanto ligado à organização das festas de Nossa Senhora dos Remédios.
Os festejos em honra à santa realizam-se, regularmente, desde o reinado de D. João VI. No princípio, a devoção não passava das fronteiras de Lamego, mas, poucos anos depois, a fama de milagreira da Senhora dos Remédios chegou longe, transformando a festa num acontecimento de importância nacional, ao ponto de ter conquistado o epíteto de "a Romaria de Portugal".

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia