paroquias.org
 

Notícias






Sítio deixa de receber festejos profanos
2001-09-08 09:22:30

As festividades em Honra de Nossa Senhora da Nazaré arrancam hoje, feriado municipal. O programa das cerimónias será como manda a tradição. No entanto, a primeira romaria do século XXI ficará assinalada pela mudança do local onde se realizam os festejos profanos, que se deslocam para a Colina do Sol, num terreno emprestado à Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.


O largo do Sítio, que foi sujeito a obras de requalificação, ficará reservado às cerimónias religiosas, satisfazendo uma velha aspiração de moradores, que se queixavam do ruído provocado pelos carrosséis e barracas de comes e bebes, bem como dos comerciantes, que alegavam que as tendas dos feirantes retiravam visibilidade às suas lojas.
Nuno Batalha, presidente da Mesa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, considera que a medida trará "uma dimensão e uma dignidade às cerimónias religiosas que estas há muito não conheciam".

Reserva Ecológica
A solução encontrada pela Confraria não é definitiva, dado que aquele organismo pretende instalar a feira num parque urbano a construir na encosta norte do Sítio, junto ao parque aquático, intenção que tem esbarrado no Ministério do Ambiente, dado que o terreno pertence à Reserva Ecológica Nacional.
A missa solene, seguida de procissão e bênção do mar no bico da Memória, hoje a partir das 11 horas, é o momento alto do programa religioso, ao qual se junta a chegado do círio da Praia Grande, no dia 9, e do círio da Pocariça, no dia 15, sempre às 11 horas. Este ano será também celebrada uma missa campal animada pelos ranchos participantes no festival de folclore. As festividades religiosas terminarão no dia 16 com a celebração da eucaristia, seguida de procissão e bênção do mar.
Da animação cultural há a referir o concerto de homenagem a Verdi, pelo Quarteto Lacerda, às 22 horas de hoje no teatro Chaby Pinheiro, e uma corrida de touros na praça do Sítio, esta noite, também às 22 horas. Vários concertos, um festival de folclore e fogo de artifício fazem parte da animação da romaria.
As festividades em honra de Nossa Senhora da Nazaré têm conhecido grande notoriedade ao longo dos séculos. De todas as cerimónias religiosas que constam do programa das festividades, há ainda a realçar os círios, uma procissão que, ao longo dos tempos, tem levado à Nazaré peregrinos oriundos de lugares como Penela, Coimbra, Lisboa, ou Praia Grande, no concelho de Mafra.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia