O escândalo da divisão pede-nos a audácia de caminhar juntos...
2001-09-06 20:02:17

Mensagem de João Paulo II ao XV Encontro Internacional de Oração pela Paz

“Rememos juntos por esse mar adentro... Que o terceiro milénio seja de união em torno do único Jesus. Não se pode tolerar mais o escândalo da divisão: é um “não” repetido ao amor de Deus... tenhamos a audácia de caminhar juntos.”
Estas algumas das palavras que João Paulo II dirigiu aos participantes de mais um Encontro Internacional de Oração pela Paz, organizado pela Comunidade de Santo Egídio e que terminou no dia 4 de Setembro. O Encontro decorreu desta vez na cidade espanhola de Barcelona e teve por tema: “As fronteiras do diálogo: religiões e civilizações do novo século”. Presentes estiveram 600 líderes e representantes de diferentes religiões, e organizações não governamentais. A todos eles o Papa enviou uma mensagem na qual reconhece o contributo da iniciativa para fornecer ao mundo como é bom e importante iniciar o século XXI sem discrepâncias e com uma visão comum: o sonho da unidade da família humana.
O Papa fala que como adoptou um dia este sonho, ao convidar para Assis os líderes das religiões para uma oração pela paz. Foi em 1986, o mundo estava dividido em dois blocos e a ameaça nuclear ainda ensombrava os relacionamento entre as nações. João Paulo II saúda a Comunidade de Santo Egídio por ter dado continuidade àquela iniciativa e continuar a propô-la com esperança, ano após ano, para que os esforços pela paz permaneçam sem desfalecer, ainda que no meio de grandes adversidades. Nesta sua mensagem, o Pontífice, reconhece que muitas personalidades religiosas, apesar das diferenças, se uniram através da oração e da reflexão.
João Paulo II cita, na sua mensagem, o Papa João XXIII, para classificar estes Encontros Internacionais como um “sinal dos tempos”. Um sinal oportuno para o século XXI e para o terceiro milénio, caracterizados cada vez mais pelo pluralismo cultural e religioso.
Com Barcelona a acolher este XV Encontro Internacional, o Papa não esquece, na sua mensagem, essa cidade da Catalunha que se abre sobre o Mediterrâneo, horizontes amplos sobre uma bacia que ao longo da história aproximou povos e civilizações. Assim, “remar mar adentro” é o desafio de João Paulo II, remar nesse mar do diálogo ecuménico, única via para afastar o escândalo da divisão que, para o Papa, é por parte dos homens, um “não” continuamente repetido ao amor de Deus.