paroquias.org
 

Notícias






Pe. Formigão a caminho dos altares
2001-09-06 19:56:46

O Pe. Manuel Nunes Formigão poderá vir a ser considerado santo. O seu processo de beatificação e canonização irá ser iniciado oficialmente a 15 de Setembro, altura em que toda a informação biográfica e de milagres será enviada para Roma onde será analisada e estudada pela Congregação para a Causa dos Santos.


Manuel Nunes Formigão, grande impulsionador do fenómeno de Fátima, nasceu a 1 de Janeiro de 1883, em Tomar. Em 1903 foi fazer estudos religiosos em Roma, sendo depois ordenado presbítero em 1908. Em 1917 vai a Fátima investigar a narrativa acerca das aparições. Chegou à Cova da Iria céptico em relação a tudo o que era dito, mas desde logo decidiu desmistificar a história dos pastorinhos. Porém depressa se tornou num dos defensores da mensagem de Fátima e num pioneiro de toda a história das aparições. Irmã Gertrudes Duarte Ferreira, da Congregação das Reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima, que tem a responsabilidade de conduzir todo o processo de canonização, apontou como uma das razões para esta mudança de ideias do Pe. Formigão o facto de ele “ter assistido ao milagre do sol”.
A vice-postuladora do processo de canonização do Pe. Formigão em conjunto com a vasta equipa têm neste momento como prioridade dar a conhecer a vida deste sacerdote e recolher os seus feitos e escritos. Todo este material será enviado para Roma e provando-se a existência de milagres então será possível a beatificação e posteriormente a canonização.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia