Viana do Castelo constrói casa para os seus sacerdotes
2000-09-13 19:16:19

A diocese de Viana do Castelo empenhou-se na construção de uma casa sacerdotal para que os padres idosos e/ou deficientes possam viver com dignidade a última etapa das suas vidas.

Encomendou o projecto a um homem da terra, o Arquitecto Luis Teles e o estudo prévio, já está concluído e aponta para um edifício simples mas confortável, a situar-se na Quinta de S. Lourenço, em Darque, junto ao Centro Pastoral Paulo VI e ao Paço Episcopal.
Disporá de 14 quartos com escritório e mais cinco simples, cozinha, uma biblioteca, capela, ginásio, piscina de fisioterapia e manutenção motora e com capacidade para alojar, também, os familiares mais próximos dos sacerdotes, que ao longo da vida foram partilhando a sua vida com eles.
O avanço para a fase definitiva do projecto só agora é possível, depois da Direcção Regional de Agricultura ter dado o parecer favorável à construção da casa na Quinta de S. Lourenço, que está incluída na Reserva Agrícola Nacional o que obrigou a um longo processo de autorização.
Foram igualmente feitos contactos com o Centro Regional de Segurança Social de Viana, na esperança que esta entidade comparticipe a obra, que se prevê custar cerca de 200 mil contos.
Neste momento, a Fundação Casa Diocesana de Viana do Castelo, criada para este efeito, tem em sua posse 41 mil contos oriundos de ofertas dos fieis e de fundos diocesanos.
O projecto prevê ainda, a construção de um auditório para apoiar as actividades desenvolvidas pelo Centro Paulo VI que se tem manifestado insuficiente para actividades de carácter diocesano.