Padre pediu ao bispo demissão da paróquia
2001-08-26 21:07:36

A festa em honra de S. Roque, celebrada, há uma semana, em Poiares, Ponte de Lima, esteve em vias de provocar a saída do pároco. O padre Tomás, injuriado, na altura da procissão, por alguns paroquianos, deixou de celebrar missa na terra e chegou a pedir a demissão ao bispo.

O problema está em vias de solução, mas a missa de hoje, marcada para as 10 horas, conforme consta de um aviso afixado pela comissão fabriqueira na porta da igreja, ainda não será celebrada por ele, mas por um colega de uma paróquia vizinha.
No entanto, conforme disse o pároco ao JN, o incidente "está esquecido" e o seu regresso às tarefas na paróquia - que acumula, há três anos, com as da contígua vila de S. Julião de Freixo -, está para breve, dando assim satisfação aos "muitos telefonemas recebidos" dos habitantes e "à vontade do bispo".

Procissão à chuva
O diferendo começou com uma questão climatérica. No passado domingo, dia maior da festa, choveu, como aliás aconteceu em toda a região. De tarde, de acordo com o programa, houve terço e sermão, a que se seguiria a procissão.
Esta acabou por ser anulada pelo pároco, por causa da chuva, contra o querer de uns tantos, por causa da tradição e dos gastos feitos (largas dezenas de contos) na ornamentação de cada andor.
Os ânimos exaltaram-se e o padre "ouviu o bom e o bonito na sacristia", conforme referiu, ao JN, uma habitante, que pediu o anonimato. "Padre assim não faz falta", gritaram alguns moradores daquela localidade.
Face a essa e outras frases, o sacerdote, que segundo alguns terá chegado a chorar, decidiu terminar ali a sua actividade, não comparecendo, desde então, na igreja, para celebrar a missa diária ou realizar outros actos de culto.
Entretanto, os ânimos serenaram e tudo se prepara para que, a breve prazo, as pazes sejam feitas.

Fonte JN