paroquias.org
 

Notícias






Gagos presta homenagem a cardeal Saraiva Martins
2001-08-20 15:41:37

Gagos tem 40 habitantes e é uma das mais pequenas freguesias do distrito da Guarda, mas tem "o filho mais ilustre" - diz o povo, olhando embevecido para o cardeal José Saraiva Martins.
Há 12 anos que o prefeito da Congregação da Causa dos Santos não se deslocava à sua terra natal, mas fê-lo ontem com as vestes de cardeal, sendo recebido por centenas de populares para uma "festa digna da sua importância".



"Os outros têm ministros da terra nascidos do povo, mas nós temos um ministro do Céu e isso é muito mais importante", disse à Lusa Albano Costa, de 53 anos.

José Saraiva Martins, de 69 anos, é cardeal há menos de um ano, mas para o povo de Gagos, como sustenta com convicção Albano Costa "é um presente para a eternidade".

Gabriel Libano foi companheiro do cardeal Saraiva Martins no seminário dos missionários do Coração de Maria em S. Vicente, Penafiel, em 1945, e não tem "dúvidas na memória" para afirmar que "ele tinha as qualidades mais importantes para um seminarista: piedoso e estudioso".

Ser o sucessor de João Paulo II é algo que, apesar de em Gagos se dizer sem embargos no verbo que a próxima visita será como Papa, para o cardeal Saraiva Martins "não passa de fantasia sem limites".

"João Paulo II está de muito boa saúde e temos Papa para muitos anos", afirma.

Fonte DN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia