Cardeal José Policarpo disponível para ajudar Manuel Clemente
2013-05-18 19:57:32

O cardeal D. José Policarpo prometeu, este sábado, ajudar D. Manuel Clemente no seu regresso à diocese de Lisboa, como Patriarca. Em declarações ao jornal da diocese "Voz da Verdade", lembra que o bispo do Porto "não é desconhecido na diocese".

"Quero continuar a ajudar! Não quero fazer nada que o obnubile, não quero negar-lhe nada que possa ajudá-lo a ser um grande Pastor da Igreja", afirmou, adiantando ser "um dom de Deus ter um bispo que regressa a uma casa que conhece bem e todos o conhecem e estimam".

"Foi uma escolha que devemos agradecer vivamente a quem a fez", afirmou.

Em entrevista ao jornal do Patriarcado, o patriarca emérito diz que a nomeação de D. Manuel Clemente "era uma noticia esperada", frisando ser esta uma situação normal na vida Igreja desde o Concilio Vaticano II, que definiu que os cargos de responsabilidade dentro da Igreja "não são vitalícios".

Assumindo que gastou toda a sua vida "em dedicação à Diocese de Lisboa", D. José Policarpo diz que permanecerá até julho em funções, como administrador apostólico. E deixa um apelo aos "queridos diocesanos": "vivam isto na fé, acompanhem-me nesta disponibilidade de servir e amar em todas as circunstâncias".

Fonte Público