paroquias.org
 

Notícias






Decisão de Bento XVI dá que falar nas redes sociais
2013-02-11 16:47:19

O Papa Bento XVI, de 85 anos, anunciou o abandono do cargo na manhã desta segunda-feira. A notícia apanhou o mundo de surpresa e causou um grande alvoroço nas redes sociais.

Bento XVI vai deixar de liderar a Igreja Católica a 28 de fevereiro. O pontífice anunciou a sua intenção na manhã desta segunda-feira, apanhando o mundo de surpresa. A notícia foi dada durante uma cerimónia religiosa e depressa correu o planeta, instigando uma conversa global sobre esta medida histórica.



O artigo sobre Bento XVI na Wikipédia foi rapidamente atualizado com a novidade, facultando informação detalhada sobre o sucedido. Também o discurso integral de renúncia ao cargo começou muito rapidamente a circular por todo o lado, tendo sido partilhado inúmeras vezes, para satisfazer a curiosidade dos utilizadores, que queriam confirmar a razão que levou Ratzinger a tomar esta decisão praticamente sem precedentes.



O Facebook tem estado, inclusive, instável, talvez por "culpa" do grande volume de publicações e comentários sobre o tema. O Twitter também tem dado alguns problemas, muito provavelmente pela mesma razão. #Elpapadimite, #dimissioniPapa, #Pope, Feb. 28, #Ratzinger, #poperesigns, #exbenedict são algumas das hashtags que constam dos Trending Topics mundiais, a provar que o tema está mesmo a dar que fala um pouco por todo o lado e em todas as línguas. Já se espreitarmos os tops por país, vemos que a palavra correspondente para Papa surge a liderar quase todas as listas.



Os trending topics nacionais não fogem à regra e contam com #XVI, #fevereiro, #resignação, #abdicou e #vaticano na liderança. Por cá, o humor tomou conta das timelines, com muitos utilizadores a aproveitarem a ocasião para falar de uma "onda" de resignações que tem acontecido a nível político e desportivo. Alguns brincam que a decisão de Bento XVI surge em solidariedade para com Domingos Paciência, demitido do Deportivo da Corunha, outros dizem que Ratzinger vai ser o próximo treinador do Sporting. Ainda há quem diga que papa só há um: Pinto da Costa. (há, até, uma hashtag só para esse efeito, no Twitter: #piadassobreopapa).



Brincadeiras aparte, o certo é que não se fala de outra coisa. Amado por muitos, odiado por tantos outros, o mais recente pontífice, até na hora de renunciar, não deixa indiferente as redes sociais. Recorde-se que este Papa tem uma forte presença online, uma área em que apostou muito durante a sua vigência, num esforço contínuo para chegar aos mais jovens devotos. Sempre atento aos desafios criados pela Internet ao exercício ativo do cristianismo, Ratzinger criou uma página para falar com os fiéis (Pope2you) e fez comunicações específicas sobre problemas relacionados com o mundo online (apelando, por exemplo, aos jovens para não criarem perfis falsos na rede). Recentemente, chegou mesmo a criar a sua própria conta no Twitter, em oito línguas diferentes, conta essa que foi atualizada pela última vez ontem, dia 10 de fevereiro.


O Vaticano está presente nas redes sociais, onde tenta alcançar os mais jovens com uma aplicação para o Facebook, um canal no Youtube e até uma "app" para o iPhone.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia