paroquias.org
 

Notícias






Papa responde na TV a perguntas de vários pontos do mundo
2011-04-23 11:39:04

O papa Bento XVI participa, esta sexta-feira, num programa da televisão pública italiana, no qual vai responder a sete questões de pessoas de todo o mundo, desde o sentido da dor à figura de Jesus, numa emissão especial de Sexta-Feira Santa.

Das mais de duas mil perguntas dirigidas ao papa, foram escolhidas sete, a que Bento XVI - que celebra seis anos de pontificado - respondeu no passado dia 15, numa gravação na biblioteca do palácio apostólico do Vaticano, noticiou a agência Ecclesia.

A participação inédita do líder da Igreja Católica no programa "À sua imagem", com duração de uma hora e vinte minutos, será transmitida a partir das 14.10 horas (menos uma hora em Portugal continental).

De acordo com a página do programa italiano, citada pela Ecclesia, a primeira questão será sobre o sentido da dor, após uma tragédia como o sismo e o tsunami do Japão.

A pergunta é colocada por Helena, uma criança japonesa de sete anos, que diz que já não pode brincar no parque e pergunta ao Papa, "que fala com Deus", por que razão as crianças têm de sentir "tanta tristeza".

Na resposta, Bento XVI admite que esta é uma questão que ele próprio se coloca, mas salienta que "mesmo quando permanece a tristeza", deve existir a certeza sobre a presença de Deus.

Uma mãe italiana, que há dois anos acompanha o filho, em estado vegetativo, questiona o que acontece à alma de quem está nessa situação clínica.

"Com certeza que a alma está ainda presente no corpo", responde Bento XVI, acrescentando que "essa alma escondida sente em profundidade" o amor que lhe é dedicado pela mãe.

Da Costa do Marfim, país assolado por conflitos após o impasse nas eleições presidenciais, uma mulher muçulmana coloca uma pergunta sobre a figura de Jesus, enquanto sete estudantes, residentes no Iraque, interrogam sobre a ameaça permanente em que dizem viver por serem cristãos.

Esta não será a primeira presença televisiva de Joseph Ratzinger: em 2005, o Papa falou à televisão polaca e no ano seguinte, à televisão alemã, de onde é original.

Esta sexta-feira, Bento XVI preside na basílica de São Pedro à Paixão de Cristo e realiza no Coliseu de Roma a tradicional Via Sacra.

No Sábado de Aleluia, celebra na basílica de São Pedro a Vigília Pascal e no domingo preside na praça de São Pedro à missa depois de pronunciar a tradicional Mensagem Pascal, durante a qual vai analisar a situação no mundo e dá a bênção "Urbi et Orbi".

Na tarde de domingo, o papa parte para a residência de Castel Gandolfo, a sul de Roma, para descansar antes da apertada agenda, que começa a 30 de Abril, da beatificação de João Paulo II.

Depois da beatificação de João Paulo II a 01 de Maio, o papa faz a primeira viagem deste ano, a 7 e 8 de maio, às cidades italianas de L'Aquila e Veneza.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia