paroquias.org
 

Notícias






Quando a Igreja esteve fechada
2001-08-15 21:27:11

Durante alguns anos, o culto religioso esteve arredado das festas da Senhora das Dores, na Trofa. A razão foi encontrada pelo pároco e pelo bispo no facto de ser dado grande importância ao lado profana.


«Há cerca de 30 anos, o bispo proibiu o culto religioso associado às festas, porque a componente profana prolongava-se pela noite, até à madrugada. Por isso foi introduzido o cortejo de actividades económicas», afirma Delbarque Dias.
Estas festas adquiriram grande importância pelas actividades económicas que se desenvolviam em torno. Uma tradição que se mantém com a feira das sementes.
«Vem dos tempos de D. João IV e os efeitos positivos foram notórios. Assistia-se a grande concentração de carros de bois, carregados de sementes que eram comercializadas. Agora, a feira tem um ar mais comercial», afirma Delbarque Dias.
As características das festas em honra da Senhora das Dores têm motivado discussão. Há quem defenda a «municipalização» da organização, mas também há quem defenda o aparecimento de festividades concelhias.
As festas assentam nos métodos antigos de romaria, com forte sentido religioso. Com o passar do tempo tem vindo a alterar-se, mas continua arreigada à tradição.


Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia