paroquias.org
 

Notícias






Apresentação do arquivo do cardeal Cerejeira
2011-04-01 11:16:10

Os resultados do projeto de intervenção arquivística no espólio documental de D. Manuel Gonçalves Cerejeira vão ser apresentados hoje no Mosteiro de S. Vicente de Fora, Lisboa.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa realça-se também que “far-se-á uma evocação da figura do cardeal Cerejeira enquanto homem e pastor”.

Nesta sessão sobre D. Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977), vão estar presentes personalidades que escreveram sobre o prelado, ou que com “ele privaram, com o duplo objetivo de provocar uma reflexão sobre a atividade deste patriarca lisbonense e apresentar à comunidade científica e em geral os resultados obtidos no processo de organização do espólio documental legado” – lê-se.

Para a realização deste encontro “julgou-se significativo” o dia 1 de abril, data do centenário da ordenação presbiteral do Cardeal Cerejeira.

Programa
16h00 - Acolhimento
Padre António Pedro Boto de Oliveira
16h15 - Introdução
D. Carlos A. Moreira Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa
16h30 - «O Arquivo do Cardeal Cerejeira: modelo de intervenção e resultados» por Ricardo Aniceto e Alexandra Xisto
17h00 Pausa
17h30 - «O pensamento pastoral, social, político e cultural do Cardeal Cerejeira» - Mesa Redonda moderada por António Matos Ferreira
Cónego Nuno Brás da Silva Martins (Dimensão Pastoral)
Luís Salgado Matos (Dimensão Social)
Irene Flunser Pimentel (Dimensão Política)
Sérgio Pinto (Dimensão Cultural)
18h30 Debate
19h15 Encerramento - D. José da Cruz Policarpo

LFS

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia