paroquias.org
 

Notícias






Taizé: começou a Quaresma
2011-03-24 09:47:16

Durante três semanas, várias centenas de jovens passaram por Taizé e entre eles mais de trezentos portugueses. Agora a calma regressou à colina. O tempo da Quaresma convida todos a voltarem-se para Deus e foi isso mesmo que se sublinhou na Quarta-feira de Cinzas, com a frase dirigida a cada pessoa que se aproximava para receber as cinzas: «Confia no Evangelho».

Nestas semanas que precedem a Páscoa, o grupo de voluntários tem crescido: alguns vêm passar a Quaresma a Taizé, outros preparam-se para ficar vários meses. Entre eles, a diversidade é grande: jovens da América Latina e da Oceânia juntaram-se recentemente a um grupo com muitos Europeus. E quando se reúnem a alegria é tão comunicativa que por vezes parece difícil conter um Aleluia.
De toda a Borgonha, chegaram visitas de um dia para participar nas «portas abertas» do atelier de olaria. Tal como muitos oleiros em toda a França, os irmãos explicaram ao longo de todo o fim-de-semana os diferentes espaços do atelier, da preparação do barro ao banho de esmalte, passando pela decoração e pelos fornos. Os irmãos vivem exclusivamente do seu trabalho e, com a abertura do atelier, um aspecto importante da vida da Comunidade foi excepcionalmente apresentado ao público.
Do Japão à Líbia, do Paquistão à Costa do Marfim, as notícias do mundo acompanham-se com atenção em Taizé. As vítimas do terramoto e do tsunami no Japão foram citadas várias vezes nas intercessões da oração da noite nestes últimos dias. Há quatro japoneses na colina: um pastor, um jovem voluntário que está em Taizé por um ano e dois jovens a passar uma semana.

Fonte Taizé

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia