Blogue «Religionline» realiza inquérito sobre «Nova Evangelização»
2011-03-20 11:00:23

O blogue Religionline está a realizar um inquérito sobre a “Nova Evangelização”, tema que ganhou peso nos últimos 30 anos na Igreja católica e originou a criação recente de estruturas e dinamismos no Vaticano e em Portugal.

Entre os factores que motivam a auscultação encontra-se o arranque do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, instituído pelo Papa Bento XVI em Setembro de 2010.

No mesmo ano os bispos portugueses iniciaram o processo denominado "Repensar Juntos a Pastoral", que procura formas alternativas de irradiar a mensagem cristã, e em 2012 o sínodo dos bispos católicos de todo o mundo vai ser dedicado à Nova Evangelização.

As cinco perguntas, dirigidas “a um leque alargado de pessoas sensíveis à relação do catolicismo com a sociedade”, pretendem “trazer ao debate um conjunto de questões que têm a ver com a presença do religioso e, concretamente, da experiência católica na sociedade portuguesa”, refere o blogue.

As consequências na experiência religiosa das transformações sociais ocorridas nas últimas décadas, a leitura dos “sinais dos tempos” e a secularização constituem algumas das questões suscitadas no questionário, que também inquire sobre a renovação das estruturas eclesiais, o predomínio da moral sobre a relação pessoal com Cristo e as prioridades para a Igreja em Portugal.

As respostas, que começaram a ser publicadas a 9 de Março, primeiro dia da Quaresma, “tempo que antecede e prepara a Páscoa e que os cristãos dedicam à revisão de vida”, vão ser progressivamente apresentadas “durante os próximos meses”.

Até hoje o blogue divulgou as opiniões de Guilherme d’Oliveira Martins (presidente do Tribunal de Contas e do Centro Nacional de Cultura), Ana Vicente (investigadora e membro do Movimento Nós Somos Igreja), Joaquim Carreira das Neves (padre franciscano e biblista) e Rui da Silva Pedro (sacerdote da Congregação dos Missionários Scalabrinianos e missionário de comunidades migrantes).

O Religionline, que publica “notas, notícias, procuras, interrogações” sobre “o sentido da vida, a dimensão e a cultura”, começou em Outubro de 2006, sendo actualmente um blogue “convidado” do jornal ‘Público’.

RM