paroquias.org
 

Notícias






Oliveira do Douro festeja Santa Eulália
2001-08-13 09:06:29

Há 100 anos que as festas da Senhora da Aparecida, em Torno, Lousada, ganharam fama com promessas cumpridas em caixões. Numa determinada fase, os soldados que logravam regressar das batalhas do Ultramar encontravam nessa romaria a forma de «darem graças» por terem reencontrado o lar.


Em 1993, quando o padre Araújo foi destacado para Torno, a realidade era outra e «porque entendia que essa não era uma forma muito católica de mostrar gratidão pelas graças concedidas por Nossa Senhora decidi pedir para que acabasse».
Com o passar dos tempos, essa manifestação foi esmorecendo e quando chegou a Torno, o padre Araújo diz ter encontrado a essa devoção «numa fase terminal». «O meu antecessor também ia dizendo que não fazia sentido»,lembra. Segundo o padre Araújo, «as reacções negativas vieram mais de fora da freguesia», mas afirma ter recebido «o apoio do bispo», até porque fundamentava a sua atitude «na posição da Igreja, dentro da linha de pensamento expressa nos documentos do Consílio Vaticano Segundo».
Para o padre Araújo, «o próprio Papa, enquanto devoto de Nossa Senhora chama a atenção para formas menos correctas de venerá-La».


Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia