Bispo do Porto divulga mensagem de Quaresma no YouTube
2010-02-10 21:53:34

D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, divulgou através do YouTube a sua mensagem de Quaresma, que se inicia a 17 de Fevereiro, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas.

Para o prelado, este tempo tem uma “motivação acrescida pelas próprias circunstâncias da Igreja e do mundo”, onde tantos homens e mulheres “vivem e lutam”.

O Bispo do Porto lembra a “vinda próxima” de Bento XVI a Portugal, em Maio, e cita a mensagem papal para a Quaresma 2010, centrada no tema da “justiça de Deus”, ou seja, “o modo que Deus tem, tão surpreendente sempre, de se revelar naquilo que Ele é e quer ser para nós”.

D. Manuel Clemente convida os fiéis a “crescer para Deus” nos 40 dias que servem de preparação para a Páscoa, destacando a “prática quaresmal da oração” e da “penitência”.

Daí deve resultar, segundo este responsável, uma atitude de “profunda solidariedade” perante “irmãos e irmãs que precisam de alento”.

“Há tanto para fazer em nós em termos de disponibilidade para os outros, de pobreza oferecida em repartição constante de todos os recursos que tenhamos ao nosso dispor”, assinala.

A tradicional renúncia quaresmal destina-se ao Fundo Social Diocesano, constituído em 2008.

A renúncia quaresmal é uma prática habitual na Igreja Católica durante o período que serve de preparação para a Páscoa. Os fiéis são chamados a abdicar de alguns dos seus bens em favor das populações mais desfavorecidas e a entregar esse montante à sua Diocese, que o encaminha para um projecto à sua escolha.