Sociedade civil precisa de saber exigir
2009-11-20 14:36:28

Sobre o Estado recai “a tarefa específica de harmonizar com justiça os diversos interesses sectoriais em jogo na sociedade civil” – disse esta manhã (dia 20 de Novembro) Barbosa de Melo, na Semana Social 2009, a decorrer em Aveiro.

Com uma conferência subordinada ao tema «A mudança de paradigma no papel e na religião do Estado com a sociedade», Barbosa de Melo frisou que “as exigências do bem comum são variáveis em consonância com as condições sociais objectivas de cada tempo e lugar, não podendo deixar de andar a par do respeito e da promoção em concreto da dignidade humana e dos direitos que a exprimem nas leis e na consciência jurídica da comunidade”.

Em declarações à Comunicação Social, o conferencista realça também que a sociedade civil “precisa de saber exigir, saber bater com pé” porque “falar é fácil”.

Com cerca de quatro centenas de participantes, a Semana Social é subordinada ao tema «Construção do Bem Comum». O Bem Comum é uma tarefa “ou incumbência universal, porque pertence a todas as pessoas e instituições religiosas, sociais e políticas, públicas e privadas, tanto no que toca à busca do seu sentido, como no que concerne à determinação do caminho a percorrer para a sua integral satisfação”.

O grande motor da “espoliação” os direitos dos cidadãos “é o mercado mundial e a civilização”- disse. A luta e a competição económica “passa por cima das partes mais fracas”. A construção do bem comum, na doutrina social da Igreja, é, “indubitavelmente, uma tarefa que recai sobre todos os cristãos e pessoas de boa vontade”. Os Papas, nomeadamente João Paulo II e Bento XVI, insistem que “estamos perante assuntos da responsabilidade do homem, mesmo quando se trata de desafios que, às vezes, parecem a muitos estar já resolvidos pela natureza das coisa” - finalizou