paroquias.org
 

Notícias






Vaticano desafia sacerdotes a usar meios digitais
2009-10-06 22:46:55

Um desafio aos sacerdotes para utilizarem os meios digitais na difusão do Evangelho é a proposta anunciada hoje pelo Vaticano como tema para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, a celebrar em Maio do próximo ano.

O tema da efeméride, “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”, divulgado pela Comissão Pontifícia das Comunicações Sociais, reconhece que os novos meios de comunicação, se bem usados, “podem ser um instrumento de verdadeira e profunda evangelização e comunhão”.

“Graças aos novo media, quem prega e faz divulgar o Verbo da vida pode alcançar com palavras, sons e imagens - verdadeira e específica gramática expressiva da cultura digital - indivíduos e comunidades de todos os continentes, para criar novos espaços de conhecimento e diálogo, propondo e realizando itinerários de comunhão”, refere um comunicado da Comissão Pontifícia.

O próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se a 16 de Maio de 2010, sendo que a mensagem do Papa para esse dia será divulgada a 24 de Janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro das Comunicações Sociais.

Na mensagem para este ano, Bento XVI elogiara as potencialidades das novas tecnologias no relacionamento pessoal e no acesso ao conhecimento, mas alertara para os perigos da utilização indevida de um mundo digital que, para os adultos, "muitas vezes parece estranho".

O ciberespaço, ou "nova arena digital", como lhe chamou, permite "encontrar-se e conhecer os valores e as tradições alheias", mas para isso é fundamental ter "formas honestas e correctas de expressão", numa "busca sincera e recíproca" da verdade.

Lusa/SOL


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia