Bento XVI deixa mensagem aos jovens
2009-09-28 22:19:53

Bento XVI deixou esta Segunda-feira uma mensagem de esperança a mais de 10 mil jovens que acompanharam a sua passagem pela localidade checa de Melnik, para participar na Missa presidida pelo Papa.

Alertando contra as “visões ilusórias de felicidade espúria”, que leva à tristeza e solidão, Bento XVI convidou os presentes a transformar a “doutrina em acção”.

“Não é difícil ver em cada jovem uma aspiração à felicidade, às vezes misturada com ansiedade: uma aspiração que é muitas vezes explorada, contudo, pela sociedade consumista dos nossos dias, de maneiras falsas e alienantes”.

Segundo o Papa, esse anseio de felicidade “deve ser levado a sério, exigindo uma resposta verdadeira e global”.

Perante muitos jovens que ali tinham passado a noite acampados, Bento XVI deixou um aviso: “Na vossa idade, as primeiras grandes escolhas são feitas, escolhas que podem levar a vossa vida para um rumo determinado, para melhor ou pior”.

“O Senhor vem ao encontro de cada um de nós. Bate à porta da vossa liberdade e pede para ser escutado como amigo. Quer tornar-vos felizes, revestir-vos de humanidade e dignidade. A fé cristã é isto: o encontro com Cristo, pessoa viva que dá à vida um novo horizonte imprimindo assim a orientação decisiva”, observou.

O Papa convidou os jovens a assumir um papel activo dentro da Igreja, seja no matrimónio – “ a sociedade tem necessidade de famílias cristãs, de famílias santas” –, seja no sacerdócio.

“Se o Senhor vos chamar a segui-lo no sacerdócio ministerial ou na vida consagrada, não hesiteis em responder ao seu convite”, disse.

Bento XVI convidou os jovens checos a serem “mensageiros da esperança” para a Igreja e para o mundo, convidando os presentes para a Jornada Mundial da Juventude que irá decorrer em Madrid, em Agosto de 2011.