paroquias.org
 

Notícias






Nasce o centro Chiara Lubich
2009-08-07 17:16:13

Nasceu o Centro Chiara Lubich, para recolher e transmitir o património carismático deixado pela fundadora dos Focolares. Esta é uma das novidades que surgiram durante a Assembleia-geral dos Focolares que terminou a 31 de Julho.
Alguns traços do programa para o futuro imediato: “Manter viva a revolução evangélica no mundo” para “responder às expectativas da Igreja e da humanidade”.


É o empenho assumido pelos delegados da Assembleia-geral do Movimento, em plena adesão com as palavras da nova presidente Maria Emmaus Voce, na conclusão do mês de trabalho intenso que deu início à nova página histórica do Movimento, após 4 meses da morte de Chiara Lubich.

A presidente expressou a urgência, apercebida por todos, em viver com uma nova radicalidade a herança de Chiara: aquela dinâmica quotidiana de sofrimento e amor que “gera” a presença espiritual de Jesus entre os seus, desde sempre força criadora e propulsora da vida do Movimento.

É um caminho encorajado pelo Papa, no Domingo passado, em Castelgandolfo, que, ao dirigir-se aos delegados da Assembleia, exortou “a prosseguir com alegria e coragem na esteira da herança espiritual de Chiara Lubich, incrementando cada vez mais os relacionamentos de comunhão nas famílias, nas comunidades e em todos os âmbitos da sociedade”.

O Centro Chiara Lubich tem como objectivo conservar e pôr à disposição de todo o Movimento e do público, para o presente e para o futuro, o rico património deixado por Chiara. São milhares os documentos: cartas, discursos, gravações áudio e vídeo cujo arquivo e conservação estão já está em curso.

Foi unânime a decisão de confiar a responsabilidade deste Centro a Eli Folonari que, durante mais de 50 anos esteve ao lado de Chiara como sua secretária pessoal. Os seus mais estreitos colaboradores serão as primeiras e os primeiros focolarinos, testemunhas oculares da intensa obra carismática da fundadora. É um projecto em estudo, dada a complexidade do trabalho que deverá ser enfrentado e que irá requerer o contributo de vários especialistas no assunto.
Programa

Alguns traços do programa para o futuro imediato, previamente visto com Chiara:

9-12 de Outubro 2008 –Congresso internacional do diálogo islamo-cristão em Castelgandolfo. Um sinal da continuidade no empenho do Movimento no diálogo interreligioso, como confirmou o presidente Nichiko Niwano do Movimento japonês de renovamento Rissho Kosei Kai que visitou o Centro dos Focolares durante o mês de Julho, e com quem existe uma colaboração que dura há 30 anos.

1 de Dezembro 2008 – Inauguração do Instituto Universitário Sophia, na cidadela de Loppiano (nos arredores de Florença). Trata-se de um acontecimento de relevo que vê actuar-se o sonho de Chiara desde os inícios do Movimento.

2009 – Juntos pela Europa – Continua o empenho de tornar cada vez mais espessa a rede de comunhão, já decenal, entre movimentos de várias Igrejas que se estende em todo o continente para contribuir para voltar a dar à Europa uma alma cristã, e para ultrapassar as barreiras que obstaculizam o processo de unificação. Este empenho tornar-se-á visível em muitas cidades e países do velho continente.

Esta experiência repetir-se-á também nos outros continentes, para favorecer a vontade de unificação existente em várias áreas geográficas, apesar das persistentes tensões e conflitos.

2010 – Projecto cidade – São numerosas as iniciativas já em acto para colaborar para uma convivência pacífica e multiforme nas cidades. Estas iniciativas serão apresentadas num encontro que irá ligar muitas cidades do mundo em 2010. A iniciativa foi lançada por Chiara em 2007. Nos seus escritos dos inícios do Movimento, entrevê-se já o sonho de fazer da cidade um modelo de fraternidade que deveria difundir-se pelas nações e no mundo inteiro.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia