Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro (Vila de São Romão) com a presença do Senhor Bispo da Guarda
2009-08-06 23:18:04

A Festa em Honra de Nossa Senhora do Desterro vai realizar-se nos próximos dias 14 e 15 de Agosto de 2009.

No dia 14 de Agosto, pelas 18:00 horas, será celebrada a Missa de Sufrágio pela alma dos Irmãos da Confraria de Nossa Senhora do Desterro. No dia 15 de Agosto, às 15:30 horas, decorrerá a celebração da Missa Campal, com a participação do Grupo Coral da Paróquia de São Romão, e que este ano, conforme informação da Confraria, terá a presença de D. Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda. Após a celebração, ocorrerá a tradicional procissão. Por fim, às 17:30 horas, será realizada a arrematação de oferendas. Haverá quermesse permanente.
A organização cabe à Confraria de Nossa Senhora do Desterro e que, conforme os seus Estatutos, é uma “associação privada de fiéis, aprovada pela Autoridade Diocesana e gozando de personalidade jurídica no foro canónico.” (1)
Em 1985, o jornal diário “Correio da Manhã”, deu destaque a esta romaria designando o Santuário de Nossa Senhora do Desterro como “o mais célebre e mais concorrido das terras beirãs.” (2) No extenso artigo pode ler-se que no dia 15 de Agosto “é o dia da grande festa religiosa e todos os habitantes da aldeia fazem questão em estar presentes.” (3)
A Senhora do Desterro inspirou o compositor Fernando Lopes-Graça, autor de “A Senhora do Desterro” (Beira Alta), peça polifónica (a 4 vozes), largamente difundida na Europa. (4) A canção “A Senhora do Desterro” integra também o repertório do Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” e do Rancho Folclórico de Vinhó.
Da parte dos responsáveis tem havido um esforço para a revitalização desta romaria e também da romaria em honra de São Pedro (finais de Junho). Estas festividades religiosas integram-se no Património Cultural Imaterial da Vila de São Romão. (5)

Carlos Manuel Dobreira

(1) Estatutos da Confraria de Nossa Senhora do Desterro, Capítulo I – Natureza e Fins, Artigo 1.º – 1. Existem exemplares destes Estatutos e cuja composição e impressão esteve a cargo da Tipografia e Litografia de São Romão, Lda, em 2008. Os Estatutos foram aprovados pelo Senhor Bispo da Guarda, em 11 de Dezembro de 2007.
(2) Jornal “Correio da Manhã”, edição de 1 de Setembro de 1985. No suplemento “Correio de Domingo”, o Santuário de Nossa Senhora do Desterro foi capa de revista com o título “Uma Senhora com 11 Capelas”. No interior da revista, pode ler-se um artigo intitulado “Onze Capelas para 70 habitantes”, da autoria de António João. O autor contabilizou 11 capelas dado ter incluído a Capela de Nossa Senhora da Estrela.
(3) O autor referia-se aos habitantes da Senhora do Desterro.
(4) Conferir em: Portuguese Folk Songs, Academia de Amadores de Música de Lisboa, Choir, com direcção de Fernando Lopes-Graça e José Robert; produzido pelo Ministério da Cultura (Direcção-Geral da Acção Cultural) e gravado de 8 a 10 de Maio de 1980. Na faixa 6, surge Our Lady of Desterro (banishment), interpretada a 4 vozes, pelo Coro da Academia de Amadores de Música de Lisboa. Strauss – Música e Vídeo, 2.ª edição, 1995;
(5) Neste âmbito, refira-se aqui a Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, em vigor desde 20 de Abril de 2006. Portugal ratificou a Convenção em 26 de Março de 2008.