Patriarcado de Lisboa cede Igreja a Cristãos Romenos
2001-08-07 22:10:39

O Patriarcado de Lisboa cedeu esta manhã a Igreja de Crispim à Comunidade Ortodoxa Romena, que assim ganhou um local de culto próprio. Até agora, os romenos que residem em Portugal partilhavam com gregos e católicos uma igreja em Caselas. No entanto, o crescente número de imigrantes começou a dificultar a tarefa das três comunidades.

Atento à situação, o Patriarcado de Lisboa, através do seu Secretariado para as Migrações, decidiu ceder uma igreja sua, na Rua de São Mamede ao Caldas, aos romenos ortodoxos. Para o Padre Delmar Barreiros, esta é "uma prova mais do que provada de que a Igreja Católica não se fica pelas palavras: vai aos actos".
Na Igreja de Caselas, entretanto, os romenos poderão também ter aulas de português que visam ensinar-lhes vocabulário básico para que possam encontrar um emprego.