Retiro Equipas Nossa Senhora
2009-02-07 22:06:46

Nos dias 30, 31de Janeiro e 1 de Fevereiro, realizou-se em Fátima no hotel de Santo Amaro, o retiro anual da Região Oeste, orientado pelo Reverendo Padre Edgar Correia Clara.

Este retiro foi orientado, pelo Reverendo Padre Edgar Correia Clara. Conseguiu falar do tema “Templos do Espírito Santo” de maneira muito profunda, mas com algum humor, o que fez com que não fosse nada cansativo.

O casal Eduardo e Fátima FFrutuoso também foi espectacular, tendo animando este retiro com imensos cânticos alegres, mas muito relacionados com o tema e as palestras do Sacerdote.
Foi pena que apenas 26 casais tivessem usufruído deste magnifico retiro. É sempre uma paragem e um momento de avaliação sobre como vai a nossa vida em casal.

Na sexta-feira, 30 de Janeiro começou com o jantar, às 20h seguido de uma apresentação geral de todos os presentes, fez-se a introdução ao tema onde foi lida uma das cartas de S. Paulo que diz “faço o mal que não quero e deixo de fazer o bem que gostaria de fazer”. Ficou a proposta de nos olharmos a nós mesmos.

No sábado, 31 começamos pela criação do mundo no livro do Génesis e tivemos o dia todo como lema “onde estás Adão?”. Deixo aqui apenas algumas frases ou pensamentos que nos ajudaram imenso, e que poderão ajudar-vos a ter apenas um cheirinho do que foi este retiro.

1-Deus criou-nos do “pó da terra” ou seja do nada, “soprou nas narinas” o mesmo será dizer que nos deu o Seu Espírito Santo. Quando morremos “expiramos” todo o Espírito que Deus colocou em nós e voltaremos para Ele.

2-Deus quando criou o mundo apenas proibiu de comer da arvore do bem e do mal, nunca da arvore da vida. A “serpente” símbolo do mal, é que nos incentiva constantemente a pensar que se Deus nos proíbe ou põe limites é porque não gosta de nós. E assim nos afastamos da “árvore da vida”.

3-Deus permite o pecado porque nos deixa livres, a fim de podermos ser mais felizes. O séc. 20 é um séc. com mais “deuses”, que não nos deixam distinguir o bem do mal.
De seguida tivemos um momento em casal para reflectir sobre:

1-Quem sou eu?
2-Onde me encontro? Sinto-me amado e criado por Deus, ou ando revoltado com a vida e com as coisas que me acontecem?
3-O que preciso mudar em mim?
Passámos ao Evangelho onde Jesus pergunta ”Quem dizem os homens que é o filho do homem? E vós quem dizeis que eu sou?”.

1-Tal como Jesus diz a S. Pedro quando ele responde a esta pergunta, só a força de Deus nos pode revelar quem é realmente Deus.
2-Se não nos relacionamos com Deus que é Pai, com o Filho que é, e vive unido ao Pai na sua força de amor que é o seu Espírito Santo, não o poderemos conhecer nem revelar.
3-Deus é comunhão, trindade e não solidão.
4-Deus gosta e quer estar sempre no meio de nós, por isso encarna na nossa vida. Encarnar é sinónimo de amar.
Reflectimos sobre estas perguntas:

1-Quem é Deus para mim?
2-Como é que vivo Deus na minha vida?
3-O que posso fazer para O conhecer melhor?

Fizemos o nosso habitual “dever de se sentar”. Na presença de Deus e olhando o outro com os olhos de Deus, tentámos descobrir o que podemos fazer para aumentar a nossa comunhão de vida em Cristo e a transmitir aos outros.

Os sacramentos são sinais eficazes de Deus para a santificação da Igreja. O sacramento do Matrimónio é um meio de santificação para os esposos.

Formamos 5 equipas mistas, onde nos enriquecemos imenso com os testemunhos uns dos outros e onde nos debruçámos sobre os PCE, como podemos mostrar a comunhão que vivemos em casal e como o método das ENS nos tem ajudado na santificação do nosso Matrimónio.

Terminamos o dia com a recitação comunitária do rosário, que era para ser na capelinha das aparições mas devido ao mau tempo foi no próprio hotel.

No dia 1 de Fevereiro foi lido o 2º capítulo do livro do apocalipse. “Felizes os que lavam as vestes” para terem acesso à arvore da vida que é Jesus Cristo, é o que se faz e diz no baptismo.
Debruçámo-nos sobre a morte.

Quando adoramos as coisas ou as pessoas, e de seguida as perdemos, perdemos a razão de viver. Só Deus é eterno. É Jesus quem diz ”eu sou o pão da vida”. Ele é a “árvore da vida”, temos acesso a ela na Eucaristia.

Os nossos filhos ou os nossos esposos não são “deuses” para os adorarmos. Devemos ama-los e trata-los com muito carinho, mas sem ocuparem o lugar de Deus.

O nosso orientador contou-nos a história do jovem de 21 anos, que foi condenado á morte por não negar a sua fé, e a carta que escreveu à sua noiva, dizendo o que lhe ia acontecer e como a incentivava a ser também fiel à sua fé, para se encontrarem um dia no céu em Cristo.

O nosso Deus é um deus de impossíveis, como a Deus nada é impossível, se O temos em nós, tudo se torna possível.
Se Deus está em nós, quem poderá estar contra nós? Ele tem poder para tudo o que nós mais precisamos.

Amem-se, e o resto vos será dado por acréscimo.

Devemos mudar tudo o que nos possa impedir, de nos entregar totalmente nas mãos de Deus.

Rezemos para que os casais e os padres se santifiquem e haja mais casais santos e aumente o número de sacerdotes.

Isabel Mercês
Paróquia Caldas da Rainha