Igreja Ortodoxa Russa lança portal para seguir eleição no novo Patriarca de Moscovo
2009-01-21 21:54:22

A Igreja Ortodoxa Russa lançou um portal na Internet (www.sobor2009.ru) onde é possível acompanhar dois acontecimentos importantes - o Conselho dos Bispos, marcado para 25 e 26 de Janeiro, na Catedral Cristo Salvador, em Moscovo e o Conselho local da Igreja Ortodoxa Russa, que vai eleger o novo Patriarca de Moscovo, entre os dias 27 e 29, no mesmo local.

O portal permite acesso a documentos, a consulta das duas listas do Conselho eleitoral e informa sobre as acreditações para jornalistas. Os programas dos dois encontros estão também disponíveis no portal.

Recentemente, a Igreja Ortodoxa criou o portal www.patriarh2009.ru onde é possível votar no candidato favorito para Patriarca e participar no fórum de discussão.
Ambos os portais estão apenas disponíveis em russo.

Recorde-se que, depois da morte do Patriarca Alexis II, a 5 de Dezembro de 2008, a Igreja ortodoxa russa elege o novo Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias.

Segundo a imprensa russa, o possível sucessor de Alexis II será o metropolita Kiril, de Smolensk e Kaliningrado, presidente da secção das relações exteriores do Patriarcado Ortodoxo de Moscovo.

O novo Patriarca toma posse a 1 de Fevereiro, na Catedral Cristo Salvador.